O nocnoc, um facilitador tecnológico com sede no Uruguai que liga vendedores internacionais aos marketplaces locais de toda a América Latina, fez uma captação de rodada Seed de US$ 7 milhões, coliderada pela Mouro Capital e Quona Capital. Outros investidores incluem Caravela, Olist, e Broadhaven, bem como o investidor-anjo Diego Dzodan (fundador e CEO da Facily) e Flavio Dias (antigo CEO do Walmart Brasil e VIA). A empresa utilizará os fundos para a melhoria contínua da sua tecnologia, que ajuda os vendedores globais a alcançar e vender a mais clientes na região.
A América Latina representa um mercado consumidor de US$ 86 bilhões, no entanto, menos de 4% dos bens vendidos hoje em dia nos marketplaces locais provêm de vendedores globais. A complexidade das regulamentações aduaneiros em constante mudança, expedição e pagamentos internacionais, reputação da loja, algoritmos de exposição do website, e apoio ao cliente local são os principais fatores que afastam da região a maioria dos vendedores globais.
As soluções fornecidas pelo nocnoc tem a proposta de solucionar estes problemas para atrair mais vendedores globais. As empresas simplesmente fazem o upload de itens na plataforma, com preços em dólares ou RMB, e o nocnoc trata do resto. A startup publica os artigos nos seus próprios megastores, maximizando a exposição ao gerir listas de produtos em múltiplos marketplaces, incluindo custos de envio, impostos e quaisquer comissões. Uma vez efetuada uma compra, o sistema gera todas as comunicações com os clientes, incluindo a logística quando o vendedor envia mercadorias para armazéns designados na China, Hong Kong, e nos EUA. Por último, é gerada a entrega na América Latina, assegurando que os produtos cheguem nas mãos certas.
O Nocnoc foi lançado em 2018 por Ilan Bajarlia, Joaquin Colella, e Diego Szilagyi. Os três anteriormente trabalharam juntos na startup unicórnio dLocal, onde fizeram parte da equipe fundadora. “Fundamos o nocnoc com o desejo de acabar com os atritos e bloqueios que os vendedores globais enfrentam quando tentam vender na América Latina”, disse Ilan Bajarlia, cofundador e CEO. “No processo, abrimos efetivamente o comércio eletrônico entre fronteiras, permitindo aos consumidores latino-americanos comprar produtos de toda as partes do mundo de forma segura”, explica Bajarlia.
Segundo Chris Gottschalk, Sócio Geral da Mouro Capital, “O ecommerce na América Latina é uma oportunidade crescente, uma vez que as vendas do varejo deverão atingir 160 mil milhões até 2025. Mas cada mercado na região é único, e pode ser difícil para os varejistas PMEs terem acesso os clientes de forma eficiente. Estamos muito entusiasmados com a parceria da nocnoc para os ajudar a expandir o alcance e construir infraestruturas escaláveis para que os vendedores globais possam acessar a América Latina”.
“Nocnoc torna possível às PMEs e marcas globais não só começarem a vender na América Latina de forma rápida, mas também a prosperar lá”, disse Jonathan Whittle, cofundador e sócio gerente da Quona Capital. “Ao impulsionar os vendedores locais a estarem nos marketplaces locais, gerenciando a logística e a experiência do cliente, servimos como um parceiro de confiança de ponta a ponta tanto para as empresas como para os consumidores, fazendo com que todos ganhem. Estamos orgulhosos de apoiar a equipe nocnoc em seus crescimento”.
Desde a sua criação, a empresa integrou-se com 17 mercados (incluindo MercadoLibre, ViaVarejo, Americanas e Walmart), proporcionando a estes vendedores acesso a 300 milhões de compradores digitais em toda a América Latina.
Foto de destaque: Time Nocnoc.
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