A Green Next, startup que desenvolve soluções para o Produtor Rural, foi selecionada pela Ventiur para receber um aporte de R$ 500 mil reais.
Desde a sua fundação em 2019, a Green Next busca seu espaço no mercado de tecnologia no Rio Grande do Sul. Ainda em 2019 começaram a surgir algumas oportunidades no setor da agroindústria e posteriormente no agronegócio a partir de parcerias com o Grupo Eagri e a Granjas 4 Irmãos.
Lucas Cardoso, CEO e sócio-fundador da startup conta que o negócio começou a partir de uma necessidade. Ele foi convidado por dois amigos: um professor e um colega de classe do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG para abrir uma empresa voltada para o desenvolvimento de tecnologia para o agro. Sua primeira empreitada foi em uma feira chamada Expo Arroz Tech na cidade de Pelotas/RS, lá eles conheceram a primeira empresa que quis apostar na Green Next, o Grupo Eagri. Depois de alguns meses de conversa e planejamento, outras oportunidades começaram a surgir, chegando ao primeiro cliente da startup, a Granjas 4 Irmãos.
No início de 2020, algumas reuniões começaram a definir os caminhos que a GN tomaria, sendo o primeiro deles, o projeto Hydra. O Hydra foi o primeiro e até então mais ambicioso desafio que tiveram, onde o objetivo era criar um sistema de medição de níveis autônomo para canais de irrigação em lavouras de arroz. Com o tempo, começaram a entender melhor o que significava essa oportunidade, quais os problemas a resolver e como tornar esse projeto uma realidade não apenas para a Granjas 4 Irmãos, mas para toda uma cadeia de centenas de produtores de arroz no estado.
Até esse momento, a empresa era uma MEI. Onde ainda não possuíam um bom resultado financeiro ou muitas perspectivas sobre a empresa, afinal, eram estudantes com pouco tempo de dedicação. Com o início da pandemia do Coronavírus, a equipe começou a se separar em um grande período de incertezas. No entanto, continuaram a acreditar na ideia que a Green Next representava.
No meio de 2020, Fernanda Santos, Lucas Cardoso, Thiago Feijó e Lucas Valério e um novo integrante, Victor Botelho. Naquela época tinham apenas uma chance de fazer o negócio dar certo e ele precisaria ser bem planejado: Uma nova safra de arroz na Granjas 4 Irmãos ia começar e precisariam fechar uma grande venda para transformar a GN em uma empresa LTDA com 4 sócios. Felizmente, após um longo período de planejamento, conseguiram fechar um acordo que tornaria possível transformar a empresa no que é hoje, a Green Next Automação LTDA.
Meio milhão de Reais
São 500 Mil Reais em investimentos para crescer, continuar expandindo as operações e adicionando novas funcionalidades para o Hydra. Hoje a Green Next já conta com 5 novos integrantes na empresa e querem atingir um número maior.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.