A Inventa, plataforma digital que oferece aos pequenos e médios empreendedores e varejistas uma maneira simples e rápida de descobrir e comprar novos estoques por meio do uso de tecnologia, dados e crédito, arrecadou R$ 115 milhões em uma rodada de investimentos Series A liderada por Andreessen Horowitz e Monashees.
A rodada inclui outros nomes como Founders Fund, Greenoaks, Greylock, Tiger Global e os anjos Hans Tung e Carlos Gracia da Kavak. Investidores existentes como Pear VC, NXTP, ONEVC, MAYA Capital e Alter Global também participaram da rodada. A empresa já havia levantado uma rodada SEED de R$ 30 milhões em outubro de 2021.
O investimento será direcionado, principalmente, para reforçar os times de tecnologia e marketing, além de sustentar os planos de expansão e internacionalização da empresa. Fundada em março de 2021 e crescendo mais de 100% mês a mês, A Inventa usa a tecnologia para fornecer um processo de compra mais inteligente e simples para pequenas empresas. A sua plataforma online recomenda produtos, com base em dados reais de transações e fornece crédito para ajudar os retalhistas a serem mais rentáveis. Em operação há apenas nove meses, a empresa já alcançou números robustos como: 6 mil produtos no catálogo, 20 mil lojistas cadastrados, 250 mil produtos enviados pelo Brasil, e 400 fornecedores, como Davene, Lovme e Ruby Rose na categoria de cosméticos, e Mais Pura, de mercearia.
“O mercado criou ferramentas para que marcas que atendem ao B2C possam chegar ao cliente na forma de consumo online, Rappi, iFood, Magalu, Amazon são grandes exemplos disso. Quando você olha para as pequenas empresas, no entanto, a maioria das compras ainda é feita da mesma forma que era há 30 anos – representantes de vendas visitando varejistas e realizando transações offline. Acreditamos que hoje em dia as pequenas empresas são obrigadas a vender online, elas também farão a progressão para comprar online. Queremos liderar essa mudança para capacitar varejistas independentes”, segundo o CEO Marcos Salama.
O otimismo é compartilhado pelos investidores. “Para pequenos varejistas e empresários no Brasil, todo o processo de descoberta de novos produtos, compra e acesso a crédito é bastante complexo. A Inventa tem um potencial incrível de ajudá-los a serem mais competitivos e bem sucedidos, facilitando toda essa dinâmica e agregando muito valor a estes negócios. Marcos e seu time estão apenas no início de sua jornada, e não poderíamos estar mais animados com a nossa parceria”, afirma Carlo Dapuzzo, de Monashees.
* Foto destaque: Marcos Salama, Fernando Carrasco e Laura Camargo, fundadores da Inventa.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.