A Dome Ventures, corporate venture builder govtech pertencente ao Grupo FCJ, nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil. Com a missão de contribuir para o avanço digital do setor público selecionando e desenvolvendo inovações aplicadas e startups que possuam soluções para impactar positivamente a sociedade e a vida de toda a população, a Dome recebeu a primeira startup em seu portfólio: a Tradenergy.
Criada em 2018, a startup tem foco em uma tecnologia que facilite e permita uma melhor gestão e conhecimento sobre o consumo de energia. Após a aplicação dessa tecnologia, todo o processo de compra, venda e consumo se tornam mais ágeis e com um maior poder de controle sobre esses processos.
A Tradenergy se insere no setor de energia elétrica, especificamente na geração a partir de fontes renováveis (na sua maioria solar) e consumidores com potência de consumo de até 75 Kwp (limite máximo da microgeração), o que não a impede de atuar com consumidores maiores (acima de 75 Kwp até 300 Kwp), o que irá reduzir o tamanho do desconto à medida que se avança para consumos maiores, pois nessas condições há aumento de impostos e investimento em infraestrutura de rede elétrica).
“Nosso escopo é a conectividade entre usuários produtores de energia (renováveis e sustentáveis) e consumidores. A partir do controle sobre o perfil, os dados e os meios de pagamentos utilizados pelos usuários, a plataforma entrega mais facilidade e inteligência na tomada de decisão sobre qual é a melhor solução em fornecimento de energia”, pontua Anderson Medeiros, CEO e fundador da startup.
O público-alvo da startup são consumidores de energia governamentais (secretarias de saúde, educação, de administração, etc.) das esferas municipal, estadual ou federal, o que se chama “Business to Government” (B2G), por isso o interesse na Dome Ventures.
A Dome Ventures busca possibilidades de promover melhorias na comunicação, marketing, nos processos, ações estratégicas e nas entregas da startup para seus clientes, impactando a população como um todo.
Desse modo, o papel da Dome é proporcionar, à Tradenergy, inteligência de mercado e ajuda-lá a ser cada vez mais escalável, com o foco em receber novos investimentos nos próximos 12 meses.
“Procuramos ir além dos resultados econômicos e contribuir para a preservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais, aproveitando a capacidade de potencializar esforços que possam se desdobrar em parcerias para soluções inovadoras. Isso é positivo e benéfico tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada. Acreditamos no potencial da Tradenergy não apenas como business, mas como um propósito muito importante. Nossa maior missão é fazer com que eles se tornem um grande case e faremos isso através de nossas conexões”, destaca Diogo Catão, CEO da Dome Ventures.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.