Em 2020, Alice Dantas, fundadora da Inovatix Mulher, foi diagnosticada com câncer de mama e, devido ao tratamento, precisou se afastar do mercado de trabalho. No entanto, ela tinha grande desejo e receio de retornar. “Eu imaginava como seria minha volta, como todos me receberiam e se eu ainda seria capaz de desempenhar as mesmas funções”, comenta.
Durante o período de afastamento, Alice, que possui formação em Administração de Empresas, decidiu retomar os estudos e se especializar em Gestão de Pessoas. “Durante o curso, realizei uma pesquisa para meu trabalho de conclusão de curso sobre inclusão e percebi que existem poucos institutos no Brasil que se concentram no retorno das mulheres com câncer de mama ao mercado de trabalho. Além disso, muitas empresas não possuem um processo de sensibilização e conscientização interna para que essas mulheres possam receber um diagnóstico precoce”, relata.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que serão diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 61,61 casos para cada 100 mil mulheres. É importante ressaltar que não há apenas um fator de risco para o câncer de mama, mas a idade acima dos 50 anos é considerada a mais relevante. No entanto, todas as mulheres, independentemente da idade, devem realizar a mamografia anualmente.
“Aqui na Inovatix Mulher, também realizamos um processo de sensibilização para que as mulheres façam todos os exames e possam ter um diagnóstico precoce. Isso aumenta suas chances de cura, assim como aconteceu comigo”, afirma Alice.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Inovatix Mulher mostra que há oportunidades de carreira durante ou após o tratamento
A Inovatix Mulher é uma startup que capacita mulheres que estão enfrentando o tratamento de câncer de mama ou que já passaram por ele e desejam retornar ao mercado de trabalho. A startup foi idealizada e desenvolvida por Alice Dantas e, em 2022, recebeu apoio do Sebrae do Rio Grande do Norte em parceria com a Liga Ventures.
Atualmente, a startup conta com uma equipe de 3 pessoas e mais de 21 mulheres já participaram das palestras de sensibilização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, realizadas pela Inovatix dentro das empresas. Além disso, 6 mulheres já passaram pelo treinamento de empoderamento econômico, no qual a startup as auxilia a se reintegrarem ao mercado de trabalho.
“Já avançamos em muitos debates sobre minorias na sociedade, mas pouco se fala sobre as mulheres que tiveram ou têm câncer de mama. Esse assunto precisa ter mais visibilidade para que as empresas saibam lidar de maneira mais humanizada com essas colaboradoras”, afirma Alice.
Além de focar nas mulheres diagnosticadas com câncer de mama, a startup também oferece treinamento de sensibilização aos colegas de trabalho da funcionária em questão. “Nesse momento, ela se sentirá sozinha e perdida. Portanto, é fundamental que ela conte com o apoio da equipe”, diz a fundadora da Inovatix.
Próximos passos da Inovatix Mulher: expandindo o processo de conscientização sobre o câncer de mama
Atualmente, a startup possui aproximadamente 18 empresas parceiras, conquistadas em menos de um ano desde sua fundação em 2022. Essa iniciativa é considerada inovadora, pois foi criada por uma mulher que passou pelo câncer e deseja elevar a autoestima daquelas que enfrentam um tratamento longo e difícil.
A empresa ainda não recebeu investimentos externos, por isso um dos próximos passos é captar recursos e conquistar mais empresas dispostas a apoiar a causa como embaixadoras. Além disso, a Inovatix pretende estabelecer uma plataforma online com cursos digitais, a fim de alcançar um maior número de mulheres.
“Queremos atingir mais mulheres e fortalecer sua autoestima durante esse momento desafiador. Desejamos levar esse debate com mais frequência para as empresas e a sociedade. Nosso objetivo principal é ampliar o conhecimento sobre nosso trabalho e, consequentemente, impactar mais pessoas”, conclui Alice.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.