A Nvoip, startup mineira do ramo de telecomunicações, anunciou um investimento de R$ 3 milhões em uma rodada liderada pelo BR Angels Smart Network, associação nacional dedicada a investimento-anjo composta por executivos C-Level com atuação em grandes empresas de diferentes mercados. Os outros investidores participantes são a Cedro Capital e a Bossa Nova Investimentos.
Fundada em 2018, a empresa sediada em Juiz de Fora (MG) é voltada ao fornecimento de serviços de voz na nuvem para o setor corporativo. Atualmente, a Nvoip conta com mais de 2.700 clientes ativos, distribuídos por 26 estados brasileiros e outros 19 países. Deste total de usuários, a maior parte está concentrada em São Paulo (44%).
Embora tenha sido homologada como uma operadora de telecom pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Nvoip em pouco se assemelha às outras empresas do gênero no país. A startup é uma das únicas no mercado capaz de fornecer serviços 100% na nuvem, o que exclui a necessidade de qualquer tipo de instalação física, mesmo no caso de complexos sistemas de PABX.
Para utilizar os serviços da Nvoip, basta que o usuário acesse o site da empresa, realize um cadastro simples e escolha as funcionalidades que precisa para criar o sistema de telefonia de sua empresa. Não é preciso contratar pacotes ou aderir a planos com prazos mínimos de carência. O cliente opta pelo que quer e paga somente pelo que utiliza, o que inclui 0800 e 4003 ou a numeração equivalente aos dois serviços em 73 países diferentes.
“A Nvoip é capaz de fazer com que call centers ou centrais de atendimento completas sejam criadas em questão de minutos. E isso a preços bastante acessíveis. Portanto, não pensamos duas vezes antes de apoiar essa iniciativa. Modelos de negócio como esse não são ondas passageiras. Eles chegam para transformar o mercado tal como o conhecemos. Em outras palavras, é o futuro batendo à nossa porta”, avalia Orlando Cintra, CEO da BR Angels.
Ampla cobertura
Por meio de uma tecnologia bastante inovadora, a Nvoip oferece a maior cobertura do país no que diz respeito à telefonia em nuvem. A empresa também disponibiliza conexão em mais de 70 países a partir de uma mesma numeração. Além de proporcionar escalonamento e provisionamento ilimitados, a startup ainda entrega portabilidade numérica gratuita e painéis de gestão digitais com histórico e gravação sem custos adicionais para quem a contrata.
Já a URA (Unidade de Resposta Audível) utilizada pela Nvoip possui as principais funcionalidades presentes nos mais modernos sistemas de PABX do mundo e opções de áudio em 29 idiomas. O principal diferencial nesse quesito é permitir que negócios de pequeno e médio porte também tenham acesso a todos esses recursos, o que inclui interligação de filiais, integração de PABX com celulares, computadores ou tablets, relatórios diários por e-mail com BI das operações de voz e SMS, entre muitas outras funções. Para contribuir com as PMEs, a startup ainda fornece todas essas operações, gratuitamente para empresas com com até três atendentes.
“A Nvoip vem ao encontro das necessidades de um mercado que ainda possui muitos clientes insatisfeitos com questões que envolvem qualidade de serviço, burocracia, amarrações contratuais, entre outros entraves. Com um time bastante diversificado, mas que sempre atua de maneira ágil e coesa, a startup também possui um business model capaz de favorecer a busca por soluções de mobilidade que, como sabemos, são cada vez mais imprescindíveis no mundo pós-pandemia”, assinala Paulo Pontin, Board Advisor da BR Angles no Conselho da Nvoip.
“A chegada de novos drivers como o 5G só impulsionarão o crescimento de empresas como a Nvoip. Por isso, nosso objetivo é ajudar na execução do plano de negócios da startup. Isso não somente com o investimento financeiro, mas, principalmente, em questões de governança, estratégia, planejamento e crescimento sustentável. Para tanto, estamos constituindo, em conjunto com a Nvoip, um Conselho Consultivo que contará com um representante da BR Angels”, revela Pontin.
Tecnologia nacional
Outra vantagem da startup é a utilização de sistemas proprietários totalmente nacionais. Essa característica facilita a operação e a manutenção dos serviços, mesmo nos casos em que é preciso acessar comandos mais avançados. Todas as ferramentas disponibilizadas aos usuários possuem uma linguagem simples, didática e tipicamente brasileira. A empresa ainda oferece suporte por telefone ou via chat para casos de maior complexidade.
“Ao longo dos anos, temos visto ideias muito boas desaparecerem do mercado por não conseguirem suportar a concorrência com as grandes telecoms do país. Por isso, o apoio que conseguimos neste momento é fundamental para que possamos crescer e consolidar modelos inovadores de serviço no segmento em que atuamos. Além disso, é importante ressaltar que não estamos recebendo apenas recursos financeiros. Por meio da BR Angels, poderemos contar com a orientação contínua de CEOS de algumas das principais empresas do país. Uma vantagem como essa não tem preço”, afirma Leandro Campos, CEO da Nvoip.