A Liqi, startup de tokenização de ativos baseada em blockchain, acaba de anunciar um aporte Série A de R$ 27,5 milhões liderado pelo fundo de Corporate Venture Capital do Itaú Unibanco; Oliveira Trust, empresa financeira referência em soluções para administração de fundos e serviços fiduciários no Brasil e o fundo Honey Island by 4UM, criado em parceria entre a Honey Island Capital e a 4UM Investimentos.
A empresa pretende utilizar o montante para dobrar a equipe em seis meses, com o objetivo de quebrar o paradigma do mercado financeiro tradicional de investimentos, com o uso da tecnologia do blockchain.
“Desde que criamos a Liqi, nossa missão é conectar blockchain, tokens e criptomoedas ao mercado tradicional financeiro. Estamos muito felizes com essa rodada por contar com parceiros tão estratégicos e com sinergia com nosso negócio. A Liqi passa a ter sócios que aproximam a agenda cripto à regulatória, movimento importante para a viabilização do nosso proposito”, afirma Daniel Coquieri, CEO da Liqi.
Para Philippe Schlumpf, que está à frente do Kinea Ventures, “como um fundo de investimento de um dos principais bancos do País, investir na Liqi foi algo natural em função das tendências no mercado de tokenização e cripto. O potencial de modernização do mercado já é reconhecido mundialmente e acreditamos que, com a Liqi, teremos a oportunidade de acelerar em termos de inovação tecnológica e lançamento de novos produtos”.
A Oliveira Trust é uma das maiores e mais tradicionais prestadoras de serviços de administração, custódia e escrituração de Fundos de Investimento, atua ainda no serviço de agente fiduciário em emissão de debêntures, LIGs, CRIs, CRAs e agente de garantia em operações estruturadas de securitização de direitos creditórios. Para José Alexandre Freitas, CEO da companhia, “a Liqi é uma das empresas de tokenização com maior potencial de desenvolvimento de operações para o mercado de capitais e esse era o momento da Oliveira Trust de investir para oferecer aos clientes uma nova oportunidade de investimento, agregando valor à missão da empresa de trazer inovação para o tradicional”.
Já o Honey Island by 4UM, fundo de investimento que conta com recursos dos controladores do Paraná Banco e do EBANX, aposta no crescimento exponencial da Liqi: “o nosso objetivo é apoiar empreendedores que pensam grande na construção de negócios transformadores, como a Liqi, que em pouco tempo já tem feito grandes mudanças no mercado de investimentos”, diz Léo Jianoti, membro do Comitê de Investimentos do Fundo.
Fundada em 2021, a startup possui dois produtos: a Liqi, corretora que conta com ofertas primárias de tokens emitidos por empresas parceiras e que podem ser adquiridos por investidores, e a Tokenize, plataforma B2B que é responsável pela infraestrutura da emissão dos tokens via blockchain.
“Para 2022, nossa expectativa é transacionar 10 bilhões de reais na emissão de tokens e criptomoedas. Para isso, vamos lançar novos produtos voltados ao investidor na plataforma da Liqi, como a abertura da oferta secundária, – que é a negociação de investidor para investidor -, uma vertical de NFTs, além das criptomoedas e outros serviços que estão no nosso radar”, finaliza Coquieri.
* Foto em destaque: Daniel Coquieri, CEO na Liqi Digital Assets.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.