A unico, startup pioneira e líder em soluções de identidade digital no Brasil, recebeu um novo aporte de US$ 100 milhões, em rodada Série D desta vez liderado pela divisão de negócios Growth Equity do Goldman Sachs Asset Management (Goldman Sachs), que também contou com a participação do General Atlantic e SoftBank Latin America Fund, que já eram investidores da startup. Com a transação, a unico passa a ser avaliada em US$ 2.6 bilhões, tornando-se a segunda empresa de Software as a Service (SaaS) enterprise mais valiosa da América Latina.
Esta é a quarta rodada de investimento no intervalo de dois anos e dá ainda mais fôlego para a internacionalização da startup, que mira expandir seu ecossistema de identidade digital para outros países latinos.
Há cinco anos, a unico inaugurou a categoria de IDTech no Brasil e rapidamente se tornou uma das maiores do setor no País. Com um modelo de negócio sólido e em amplo crescimento, os produtos de identidade digital da empresa já suportam os maiores varejistas, bancos privados, fintechs e empresas de telecom.
Com foco em diversificar os segmentos em que atua, em 2021, a IDtech adquiriu ViaNuvem, CredDefense e SkillHub, chegando a novos setores como auto, logística e educação corporativa. Além das aquisições, intensificou o investimento em pesquisa e desenvolvimento, lançando novos produtos como o Smartlive (tecnologia de prova de vida), unico | sign de assinatura eletrônica e biométrica, e o novo token biométrico, que substituirá senhas e outras formas de tokens em transações financeiras.
Agora, a rodada série D dá ainda mais impulso para o crescimento da unico, que mira o mercado global para a construção de um ecossistema de identidade digital que irá dar mais segurança e simplificar a vida das pessoas na interação com empresas. Além do aporte, o Goldman Sachs Asset Management passa a ter participação no Conselho da unico, tornando-se investidor e parceiro estratégico do negócio.
“O novo aporte chancela a jornada de crescimento que estamos trilhando e confirma nosso enorme potencial de expansão. Entramos agora em uma nova fase do nosso negócio. A parceria com o Goldman Sachs favorece a projeção da unico em novos mercados internacionais e nos aproxima do futuro em que estaremos cada vez mais presentes na vida do consumidor. Hoje, a unico realiza de forma simples e segura cerca de 25 milhões transações de autenticação de identidade por mês, entre acessos a bancos, carteiras digitais, fintechs, varejo e comércio eletrônico. Com o avanço da sociedade digital, nossas soluções serão massivamente utilizadas pelas pessoas todos os dias”, afirma Diego Martins, CEO da unico.
“O mercado de soluções em identidade e segurança digital é um dos mais promissores globalmente. A unico está muito bem-posicionada para desenvolver a tecnologia e o modelo de negócios para fazer do Brasil um modelo neste segmento, além de conquistar outros países da América Latina”, afirma Natan Reinig, vice-presidente da divisão de negócios Growth e Private Equity do Goldman Sachs Asset Management.
“Estamos muito animados em firmar esta parceria com o time de gestão da unico, além do General Atlantic e Softbank, pois este investimento representa o foco contínuo da nossa divisão de Growth Equity na região da América Latina”, disse Hillel Moerman, Managing Director do Goldman Sachs.
Expansão
A unico encerrou o ano de 2021 com aumento de 180% em sua receita, expandindo em 230% o número de funcionários – chegando a mil pessoas, e fechando um cliente por dia útil. A empresa estima que mais de R$ 70 bilhões em fraudes foram evitados no ano passado, graças às suas tecnologias.
Entre 2019 e 2021, a companhia viabilizou que 38 milhões de pessoas acessassem serviços financeiros de maneira digital em bancos, fintechs e instituições de crédito no país, contribuindo para a expansão da bancarização dos brasileiros.
“Este ano, a unico tem como foco integrar seus produtos de identidade digital para servir o consumidor final de forma ainda mais relevante, popularizar o uso da biometria em transações de todos os tipos entre pessoas e empresas, e capilarizar sua atuação, chegando a novos países. Vamos seguir investindo em tecnologia proprietária que nos coloque sempre um passo à frente do mercado em matéria de segurança e proteção da privacidade dos usuários. É assim que alavancamos nossa atuação junto às empresas, e abriremos caminho para ser uma IDtech B2C”, finaliza Martins.
* Foto de destaque: Diego Martins, CEO da unico.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.