A startup do ramo da beleza Be Beleza Tech acaba de receber um aporte de R$ 1 milhão da associação nacional de investimento-anjo BR Angels Smart Network. A femtech utiliza realidade aumentada e reconhecimento facial para ensinar maquiagens, rotinas de beleza e skincare de maneira personalizada em seu aplicativo.
Com o investimento, a empresa planeja aumentar seu número de usuárias ativas de 25 mil para 300 mil até o final deste ano. Para isso, a estratégia é lançar um e-commerce que vai conectar consumidoras com revendedoras e marcas de beleza, que poderão criar vitrines virtuais e fazer transações diretamente pelo app.
Hoje, as usuárias podem escolher as makes, cuidados com a pele, dicas e truques que desejam aprender na home do aplicativo. Em seguida, elas são direcionadas para um espelho digital, onde conseguem executar os passos enquanto recebem explicações em vídeo das beauty experts da Be Beleza Tech, utilizar um filtro interativo e personalizado que mostra como aplicar cada produto, além de receber indicações de quais itens usar em cada etapa. O app ainda disponibiliza listas de produtos e instrumentos necessários para cada rotina. Ao final, há a possibilidade de tirar uma selfie e compartilhar os resultados nas redes sociais.
De acordo com Carolina Habeyche, fundadora e CEO da startup, o aporte chegou no momento certo para acelerar o roadmap tecnológico do negócio. “Queremos aumentar o time de tecnologia e apresentar novos serviços para o público, transformando a Be Beleza Tech em um super app. O nosso maior propósito é impactar positivamente o mercado, empoderando o ecossistema de beleza por meio de soluções inovadoras”, afirma.
Já Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, destaca o conceito de “escola de beleza de bolso” como promissor e reforça a importância dos investimentos em empreendimentos femininos. “A proposta da Be Beleza Tech de combinar uma escola de beleza tecnológica e portátil com um marketplace é altamente escalável e vem para revolucionar o setor. O fato do ecossistema de inovação brasileiro ter menos de 5% de startups fundadas por mulheres também foi crucial para a nossa decisão de investimento. Queremos contribuir com o empreendedorismo feminino e acreditamos na visão de negócio da fundadora, que atua no mercado da cosmética há 20 anos”, comenta.
Beleza do futuro
O conceito de super app surgiu no mercado asiático e é baseado em permitir que o consumidor realize diversas atividades em um único aplicativo. Para a fundadora da Be Beleza Tech, no Brasil, o segmento de beleza e cuidados pessoais é ideal para o desenvolvimento de uma plataforma do tipo, já que o país ocupa a quarta posição no mundo neste setor, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão, segundo dados da Euromonitor International. Ela afirma que esse fit mercadológico aliado ao incentivo pelo autoconhecimento é um dos diferenciais da startup.
“Nós temos o autoconhecimento como um dos principais valores e, por isso, buscamos empoderar as consumidoras para que elas entendam as suas belezas, escolham produtos de forma assertiva e aprendam rotinas estabelecidas especialmente para elas. O nosso propósito é construir um super app que transforme todo o ecossistema de beleza, valorizando desde as consumidoras, passando pelas revendedoras e chegando a marcas de cosméticos de todos os portes”, diz Carolina Habeyche.
Lançada em julho de 2021, a Be Beleza Tech foi uma das 13 startups selecionadas para o primeiro programa de aceleração do Grupo Boticário, dentre 137 inscritas. Classificada como uma das “trendsetters” da edição – startups com potencial para causar disrupção no mercado -, passou por mentorias em diferentes módulos, como branding, compliance, cultura, dentre outros, durante seis meses. A validação por uma das maiores companhias de beleza do país contribuiu para o amadurecimento do negócio e abriu caminhos para a fase atual, de relacionamento com os investidores.
* Foto em destaque: Carolina Habeyche, fundadora e CEO da Be Beleza.