Para mudar o cenário de gestão de entregas no Brasil, a Onedoor desenvolveu uma plataforma de orquestração logística que centraliza os pedidos e as informações em um único local. Neste mês, a startup fundada em 2018, em Santa Catarina, recebeu uma injeção financeira de aproximadamente R$ 2,5 milhões e mira consolidar a expansão por todo o país e a internacionalização do negócio para a América Latina. Os nomes dos investidores não foram revelados.
A experiência de fazer um pedido, seja numa loja online ou em um restaurante delivery, não termina depois que clicamos em “Comprar”. Pelo contrário, é quando acionamos esse botão que a expectativa de receber o produto se inicia e, nesse percurso, a logística entra em cena com uma rede de processos que, muitas vezes, pode ser frustrante para o consumidor e, consequentemente, para a reputação das empresas.
Prazos de entrega confusos, atrasos, falta de visibilidade do processo, entregas perdidas, políticas complicadas de devolução: foi pensando em reverter esse cenário que os estudantes de Engenharia de Computação, Parsival Ferreira Araujo e os irmãos Gustavo e Fernando Medeiros da Silva, criaram a Onedoor – startup focada em descomplicar o controle de entregas e unificar os processos logísticos em uma só plataforma -, otimizando os pedidos, melhorando a experiência de compra e oferecendo maior segurança – tanto para as empresas, como para os clientes finais.
Na crise, a oportunidade
Quando deram início ao projeto, os jovens empreendedores não imaginavam a magnitude dos desafios que enfrentariam pela frente. Com pouco mais de 1 ano em atuação, a pandemia colocou em cheque todo o planejamento da startup, que estava em processo de crescimento e ganhava destaque ao participar de programas de aceleração, como o InovAtiva Brasil, para o qual foi selecionada no início de 2020. O primeiro grande choque para o negócio, contudo, foi também o ponto de virada para que uma nova porta se abrisse e mudasse a direção da empresa, rumo ao crescimento.
Inicialmente, a Onedoor atuava no nicho do crowdshipping, um modelo de logística no qual transportadoras são substituídas por trabalhadores independentes, que conectam as empresas aos consumidores. Com a mudança de estratégia, a startup desenvolveu uma plataforma que atua como um verdadeiro maestro para conduzir e monitorar toda a operação de entrega.
“Hoje, o nosso foco é a orquestração logística. Nossa plataforma se conecta ao sistema de qualquer empresa e possibilita a gestão das entregas por meio de um ecossistema com módulos que se conectam entre si e oferece ferramentas como o tracking, a otimização de rotas e o monitoramento das frotas. Com isso, eliminamos a necessidade de usar diversas plataformas, reduzimos os custos e unificamos todo o processo, que pode ser visualizado por todos os envolvidos na cadeia logística.”, explica Parsival, CEO e cofundador da empresa.
Novo investimento e o Open Delivery
Neste mês, a Onedoor recebeu um seed valioso de R$ 2,5 milhões, e o investimento não poderia vir em melhor hora. Com o setor de entregas em plena ascensão, em especial os de delivery, e-commerces e marketplaces, a busca pela otimização dos processos é uma necessidade para as empresas e uma exigência dos consumidores.
O movimento do Open Delivery, por exemplo, é um retrato desse novo cenário, que já é uma realidade para o setor logístico. Aos moldes do sistema bancário aberto (Open Banking), o sistema criado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) visa padronizar informações, como os cardápios dos restaurantes, e integrar estabelecimentos, canais de venda (aplicativos e marketplaces) e sistemas de gestão – como o oferecido pela Onedoor – que já é adepta do projeto. Tudo isso com vistas a otimizar os serviços de entrega.
“Ao tornar a gestão de entregas mais inteligente, queremos abrir uma porta de oportunidades para outras empresas, em especial os pequenos comerciantes, para que possam alavancar seus negócios e oferecer uma experiência única e agradável aos seus clientes.”, completa Fernando Medeiros, CMO e cofundador.
Atualmente, a Onedoor está presente em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Tocantins, mas oferece seus serviços para todo o país. Agora, com o novo investimento, a startup busca consolidar o negócio em território nacional e almeja um faturamento de R$ 3 milhões ao ano até o final de 2022, quando pretende projetar-se internacionalmente.
* Foto de destaque: Parsival Ferreira Araujo (cofundador e CEO), Fernando Medeiros da Silva (cofundador e CMO) e Gustavo Medeiros da Silva (cofundador e Diretor de Produto).
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.