A Moova, empresa com sede na Argentina, que busca se consolidar como a maior plataforma digital de logística da América Latina no setor de entregas de e-commerce, anunciou hoje um investimento estratégico liderado pela Movile, empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia e pessoas, para que alcancem o máximo de seu potencial. O valor do aporte não foi revelado, mas a visão da Moova é reinventar a logística de última milha e criar um mundo mais sustentável.
A companhia, que atualmente opera em seis países latino-americanos, irá utilizar o novo investimento para acelerar a expansão de suas operações e se estabelecer em outros países do continente, como o México. Para isso, o aporte será utilizado na ampliação dos times de IA e Data Analytics e atualizações no software, com novas funcionalidades.
A Moova oferece para os seus clientes uma plataforma com tecnologia proprietária e um aplicativo para rotas e otimização de frotas, além de acesso fácil e rápido para uma rede crescente de “Moovers” (parceiros de delivery), que executam entregas de última milha entre fabricantes e os varejistas – ou diretamente para os consumidores.
“Para a Movile, o investimento na Moova é mais um passo na expansão e no crescimento das nossas operações na América Latina”, afirma Patrick Hruby, CEO da Movile. “Nós realmente acreditamos no crescimento do mercado latino-americano em geral e, particularmente nas companhias de logística, por conta do crescimento no comércio digital que acompanhamos neste último ano”, complementou. “A Moova é um investimento estratégico e uma grande parceria para nós. Vai crescer nossa capacidade de logística e presença nos principais mercados da região”.
Em 2020, o ano que viu o e-commerce disparar globalmente, a América Latina foi a região que mais cresceu no mundo, com um aumento de 60% nas compras online, de acordo com um estudo do Euromonitor lançado em novembro de 2020. O estudo projeta que o crescimento deve continuar em 2021, com o México crescendo mais 16% e diminuindo a distância para o Brasil, maior mercado de e-commerce da região.
A Moova – por meio de sua plataforma – rastreia a capacidade ociosa nas frotas de grandes transportadoras ou empresas de logística e as transforma em soluções de entrega altamente eficientes e de baixo custo, proporcionando que a encomenda seja recebida no mesmo dia. Sua plataforma de última milha, baseada em IA, otimiza rotas e custos e oferece um serviço de entrega completo por meio dos “Moovers”, parceiros cadastrados em seu sistema. Além disso, a empresa licencia sua plataforma SaaS para permitir que as empresas de logística gerenciem as entregas de maneira eficiente e transparente.
A plataforma da Moova é integrada com grandes plataformas de e-commerce como Magento, Mercado Envios, Shopify, Woo Commerce, VTEX e outras. Entre os seus mais de 1.300 clientes hoje estão a Farmacity, MAC Cosmetics, McCain, PepsiCo, Samsung e UPS.
“A pandemia criou uma mudança em grande escala no comportamento do consumidor e a Moova desempenha um papel fundamental em fazer com que as pessoas se mantenham em segurança em suas casas enquanto recebem seus produtos comprados online”, afirmou Tony Migliore, fundador e CEO da Moova. “O momento é propício para escalarmos nossos times de operações, vendas e tecnologia, e a Movile é o parceiro ideal para nos ajudar a gerenciar, com sucesso, o que prevemos que será um crescimento massivo na América Latina nos próximos meses”.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.