A startup canadense autônoma de caminhões Waabi está comprometendo bilhões de quilômetros de capacidade sem motorista para a rede Uber Freight como parte de uma parceria estratégica de 10 anos entre as duas empresas.
A partir desta semana, a frota de testes de Waabi iniciará pilotos comerciais com transportadores da rede Uber Freight para transportar mercadorias entre Dallas e Houston. Em última análise, Waabi mudará para um modelo Driver-as-a-Service, em que as transportadoras compram caminhões construídos com o Waabi’s Driver e podem optar pelo mercado Uber Freight.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Parceria Uber Freight e Waabi
A parceria com o Uber é a primeira parceria comercial anunciada publicamente pela Waabi e ocorre apenas dois anos após o lançamento da startup. A Waabi, fundada por Raquel Urtasun, é uma startup de IA de direção autônoma. Ela usa um simulador de circuito fechado de alta fidelidade, chamado Waabi World, para testar virtualmente o software de direção autônoma e ensinar o sistema em tempo real.
Urtasun chefiou anteriormente a Uber ATG, a unidade autônoma da empresa de transporte, antes de a Uber vendê-la para a Aurora Innovation em 2020. A Uber Freight também tem uma parceria comercial contínua com a Aurora e atualmente opera em duas pistas – Dallas para Houston e Fort Worth para El Paso.
“Estamos falando sobre realmente conectar os sistemas de software de ambas as empresas – otimização de rede, aplicativo Uber Freight, agrupamento de carga, redução de milhas vazias, sustentabilidade e benefícios de dados”, disse Lior Ron, chefe da Uber Freight, ao TechCrunch. “Portanto, ainda não chegamos a esse ponto em termos de realmente conectar intimamente os sistemas de software do caminhão robô e da rede logística.”
Urtasun referiu-se à parceria como um “pacote Driver-as-a-Service” que dá às operadoras acesso a todo o ecossistema de caminhões AV para eliminar o atrito na adoção. Este pacote inclui tudo, desde centros de transferência e correspondência de carga até assistência e manutenção na estrada.
A Waabi espera expandir rapidamente além do corredor Houston-Dallas, e até mesmo além do Texas. Todos os caminhões terão um motorista de segurança no banco dianteiro durante os testes iniciais, mas parte do pacote removerá o motorista para uma direção totalmente autônoma. “Quando Waabi estiver pronto para retirar o motorista, poderemos basicamente começar a trabalhar com uma implantação comercial completa sem motorista”, disse Ron.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.