A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, adotou medidas para retirar seus funcionários estrangeiros do Brasil e orientou outros a evitarem viagens ao país, tanto a negócios quanto a lazer. A orientação foi dada por Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, em um e-mail enviado no fim da semana passada, de acordo com fontes que tiveram acesso à comunicação.
A decisão ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, congelar as contas da Starlink, subsidiária da SpaceX, como parte de uma investigação que considera as empresas de Musk parte de um “grupo econômico”. Essa ação elevou as preocupações dentro da companhia, levando à relocalização de um pequeno número de funcionários não brasileiros que estavam no país.
A Starlink, por sua vez, está recorrendo da ordem de bloqueio de suas contas e deve suspender a rede social X (anteriormente Twitter) no Brasil nos próximos dias, em cumprimento à decisão judicial. O Brasil, com sua vasta população e regiões remotas pouco atendidas pela infraestrutura tradicional de telecomunicações, é um mercado estratégico para a companhia, sendo visto como uma “joia da coroa” para a expansão da internet via satélite.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!