A Sólides, HRTech do segmento das PMEs, incorporou 100% das ações do Tangerino, startup do mercado de controle de ponto digital que registra diariamente mais de 2 milhões de pontos. A aquisição faz parte do plano de crescimento da HRTech após o recebimento de aporte de R$ 530 milhões. A empresa, portanto, amplia sua atuação ao oferecer o que a PME precisa em um só lugar, garantindo menos complexidade e otimização de recursos para a gestão do RH – e agora também do Departamento Pessoal. Juntas, Sólides e Tangerino passam a atender mais de 20 mil clientes. O valor da aquisição não foi divulgado.
“Somos hoje a maior HRTech para PMEs do país e vamos liderar a consolidação do segmento; as pequenas e médias são responsáveis hoje por mais de 70% das oportunidades formais de trabalho no Brasil e requerem uma solução cada vez mais completa. Este empreendedor procura uma plataforma que pense os subsistemas de RH e conecte também o DP porque na PME é muito comum as duas disciplinas estarem sob uma mesma gestão, contribuindo de forma efetiva com a redução da complexidade, custo e com o aumento de performance dos times”, comenta Mônica Hauck, CEO da Sólides.
Fundado em 2013, o Tangerino disponibiliza uma solução completa de DP, automatizando o controle de ponto de forma digital integrado com os principais sistemas de folha de pagamento do mercado. Até junho, a solução também vai permitir a gestão dos processos de admissão e demissão, e controle eletrônico de documentos, garantindo segurança da informação e transparência para gestores e colaboradores. A plataforma também assegura 100% do risco antifraude com a funcionalidade do reconhecimento facial, permitindo manter o controle da jornada mesmo em formato híbrido ou remoto.
“Com a aquisição, ampliamos nosso portfólio de soluções, atuando de forma ainda mais estratégica e como consolidadores das soluções verticais, Somos precursores em oferecer uma plataforma all in one para PMEs com a nossa metodologia exclusiva, e a chegada do Tangerino é um importante passo nessa direção. Com o novo incremento, vamos oferecer aos nossos clientes a forma mais completa de gestão de pessoas do mercado”, afirma Alessandro Garcia, coCEO da Sólides.
Leonardo Barros, CEO do Tangerino, continuará à frente da operação Tangerino no dia a dia, assim como todo o time atual. “É um novo momento na minha jornada empreendedora, o começo de uma nova fase muito interessante e desafiadora. Comprei o sonho de contribuir com a construção da plataforma one stop shop para gestão de pessoas mais completa do Brasil. Na minha decisão pesou muito o fato de que as empresas já eram de certa forma parceiras, uma vez que já víamos complementaridade nas soluções, o que pode gerar muito valor para o mercado”, comenta Barros.
O plano para os próximos meses é passar a oferecer controle de férias, admissão e demissão e gestão eletrônica de documentos. O objetivo é integrar a solução como um todo, o que facilitará ainda mais as rotinas dos gestores de RH e DP em tempos em que os modelos de trabalho se mesclam entre presencial, híbrido e remoto.
* Foto destaque: Mônica Hauck, CEO da Sólides, Alessandro Garcia, co-CEO da Sólides e Leonardo Barros, CEO do Tangerino. Créditos: Gui Barros.