O Olist, solução de vendas que combina tecnologia e inteligência de mercado para aumentar a receita de lojistas, anunciou uma rodada de investimento Série D de R$ 310 milhões, liderada pelo fundo para América latina do SoftBank.
Este investimento soma-se aos R$ 190 milhões que a empresa levantou em 2019 e representa o maior investimento individual na história da empresa. Também participaram da rodada os investidores Valor Capital Group, Península, VELT Partners, FJ Labs e o investidor americano Kevin Efrusy.
Fundada em 2015, o Olist é uma plataforma completa para o comércio que oferece serviços de catálogo, inteligência de mercado e insights, ferramentas de controle operacional, serviços de suporte ao consumidor final, de logística, exposição de produtos e vendas por meio de diversos canais.
A companhia usará o investimento para acelerar sua rápida expansão a partir de investimentos contínuos em seu core business, em fusões e aquisições estratégicas e no ecossistema de soluções. Além de também focar em construir novos produtos que irão gerar ainda mais visibilidade e oportunidades para comerciantes, marcas e grandes varejistas.
“Estamos animados em anunciar nossa rodada de investimento da Série D e entusiasmados por ter o apoio de investidores fortes que acreditam em nossa visão”, afirma Tiago Dalvi, fundador e CEO do Olist. “No primeiro semestre deste ano, o Olist teve um crescimento recorde dos negócios da empresa, desde o aumento da nossa base de clientes, até a integração dos produtos para os novos marketplaces. À medida que aceleramos o crescimento, pretendemos oferecer um ecossistema cada vez mais completo e entregar a melhor experiência para os nossos clientes, enquanto nos esforçamos para impulsioná-los ainda mais”.
O executivo explica que o mercado de e-commerce brasileiro é enorme e continua se expandindo rapidamente, tendo atingido vendas recordes de R$ 38,8 bilhões no primeiro semestre de 2020. Mas que apesar disso, ainda há muito trabalho a ser feito por muitas empresas que ainda não estão preparadas para navegar com sucesso no mundo digital. O Olist está dedicado a continuar empoderando o comércio, trazendo dezenas de milhares de lojas para o digital e continuar a ser a principal solução de comércio eletrônico para varejistas de todos os tamanhos e segmentos.
Paulo Passoni, Sócio do SoftBank Latin America Advisers Corp, diz que o investimento marca o segundo aporte na companhia, demonstrando a contínua crença na missão de dar à empresas de todos os tamanhos e segmentos, a melhor chance de se adaptar à nova realidade de vendas multicanal e e-commerce. “Temos o prazer de apoiar a equipe de gestão extremamente talentosa e orientada por dados do Olist enquanto eles perseguem sua missão, e estamos empolgados com as vastas oportunidades que a empresa tem pela frente”, ressalta Passoni.
Aquisição da Clickspace
O Olist também anunciou a aquisição da Clickspace, uma startup especializada em soluções de marketplaces e comércio via canais sociais. Com esta aquisição, que não teve valores divulgados, a empresa continuará a expandir e desenvolver os produtos da Clickspace, que são altamente complementares e sinérgicas com o negócio principal. Após o fechamento, o fundador da startup e a equipe de desenvolvedores serão totalmente integrados ao time da compradora.
“A Clickspace é uma empresa excelente com serviços e uma missão que estão bem alinhados com os nossos, e estou confiante de que a soma deles ao nosso negócio principal irá alavancar nossos objetivos de acelerar o crescimento e aprimorar o ecossistema de soluções”, conclui Dalvi.