A Skedway, startup mais completa da América Latina na gestão dos espaços de trabalho, propõe uma solução integrada para atender de forma simples e eficiente a jornada e experiência do espaço de trabalho, esteja ele onde estiver.
De uma forma geral, o modelo de atuação corporativa tem mudado muito, hoje ele está muito mais relacionado ao bem-estar dos funcionários e à integração da tecnologia nos espaços. “O modelo híbrido de trabalho que vemos, não necessariamente está ligado ao espaço físico da própria empresa, mas podendo ser qualquer outro espaço eleito pela pessoa colaboradora. Esta abordagem representa uma mudança de comportamento da sociedade que se reflete no ambiente de trabalho”, explica Silaine Stüpp, CMO da Skedway.
De acordo com o Jornal Valor Econômico, três anos após o começo da pandemia, os escritórios estão com baixa ocupação nos EUA, enquanto na Europa e na Ásia os locais de trabalho estão movimentados novamente.
O fato é que as pessoas possuem agora mais liberdade de escolha no que diz respeito a como querem interagir profissionalmente. Os espaços de trabalho estão sendo repensados para melhor receber e atrair os profissionais que se acostumaram com o conforto de suas casas. Em uma tendência apelidada de “resimercial”, abreviação de comercial e residencial, algumas empresas estão adotando uma vibe caseira, com menos mesas e mais sofás, poltronas, banquetas, mesas de bistrô e até lareiras.
Muitas empresas que escolhem trabalhar de forma híbrida – como a sede da Marriott International Inc. – estão investindo em espaços externos, mesmo em arranha céus, onde os funcionários podem fazer o check-in e trabalhar. Já o Deutsche Bank, por exemplo, optou por incluir armários inteligentes em seus pregões para evitar que seus funcionários híbridos carreguem equipamentos de um lado para o outro, diz Annie Draper, diretora especializada em espaços de escritórios flexíveis da Hines.
Outra mudança nos espaços fica por conta da criação de zonas silenciosas nos escritórios – livres de tecnologia ou apenas áreas onde todos sabem que não devem atender uma ligação.
A ideia é oferecer uma opção aos profissionais que funcionam bem trabalhando sozinhos e também para aqueles que buscam o silêncio para manter a produtividade quando estiverem no escritório.
Com o trabalho remoto sendo uma realidade, empresas vêem a possibilidade de conquistar talentos de qualquer lugar do mundo. Mas se engana quem pensa que trabalho remoto é realizado unicamente no conforto – ou desconforto – de seus lares. Os nômades digitais há muito tempo têm mostrado que as pessoas podem trabalhar literalmente de qualquer lugar. Uma alternativa de escritório para quem trabalha remoto são os coworkings, onde os profissionais vão quando querem e de onde quiserem.
Segundo Lucas Nini, Head de Growth, é justamente por isso que a Skedway tem se tornado cada vez mais relevante neste processo de evolução do comportamento de trabalho. “Queremos estar presente em cada momento da jornada e experiência de trabalho, como, por exemplo, agendamento de reuniões, reserva de salas; mesas; estacionamento e armários inteligentes, controle de acesso de colaboradores e visitantes incluindo crachá digital com integração de hardware, serviços como bebidas, refeições e amenidades. Além, claro, de um relatório completo para auxiliar na gestão dos espaços e materiais utilizados no dia-a-dia das empresas”.
Não é à toa que os números da Skedway só aumentam. Uma startup 100% brasileira, fundada há cinco anos, hoje conta com mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo, mais de 1.800 clientes em 78 países com grandes empresas globais como PwC, KPMG, Grupo Globo, L’Oréal, Volvo, Telecom Argentina, entre muitas outras. “Temos uma cultura centrada no cliente. Nosso trabalho não termina quando o contrato é fechado, na verdade, é aí que ele começa. Damos total assistência através de nossa equipe de sucesso do cliente, totalmente focada na abertura e resolução de dúvidas e tickets de manutenção”, compartilha Rafael Tonelli, fundador e CEO da Skedway.
Mais do que nunca, as empresas possuem um grande impacto sobre o meio ambiente e o estilo de vida de seus profissionais e clientes. Por isso, aderir a medidas sustentáveis é uma maneira de criar um exemplo positivo e reforçar os valores da marca. Outra forma de contribuir para a sustentabilidade é utilizar materiais ecológicos, revestimentos sustentáveis e contar com fornecedores que também se preocupam com seu impacto no meio ambiente.
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