Todos nós já ouvimos o conto do social commerce e sobre como ele é bom, porque consegue sugerir produtos de acordo com as nossas preferências e nós também poderemos falar com nossos amigos sobre nossas compras… Já é possível ver alguns players se despontando nesse setor, mas ainda não temos uma Americanas.com ou um Pontofrio.com do comércio social. Por isso, as novas empresas que vão chegando a esse mercado nos interessam e, nesta semana, quem fez seu lançamento foi o Plizter.
O Plizter se define como um “social shopping online” que personaliza as preferências de acordo com o gosto do consumidor. “A empresa tem como objetivo otimizar o processo de compra na web, disponibilizando em sua plataforma os mais diversos tipos de produtos como vestuário, beleza, casa & decoração e aparelhos eletrônicos”, diz comunicado divulgado pela startup, que foi criada com um investimento anjo* e tem 500 mil itens disponíveis para compra.
O sistema da loja se apoia sobre as preferências do usuário no Facebook, já que a conta da rede social é usada para entrar no sistema. “No passo seguinte, ele personaliza a própria página na plataforma e começa a curtir e compartilhar produtos com sua rede de contatos”, diz a empresa. A Plizter afirma ter um robô que navega pelos principais sites de venda do país para recolher fotos e informações dos produtos.
“O aplicativo possui algoritmos que cruzam informações, o que permite identificar as preferências do usuário na medida em que ele plizta ou visualiza cada produto. É uma ótima ferramenta para acompanhar tendências”, explica Rafael Passos, cofundador do Plizter ao lado de Rafael Neves. A sede da companhia fica no Rio de Janeiro.
*O valor do investimento foi retirado a pedido da startup