*Por Caio Bretones
Em meu artigo do mês passado, citei o embedded finance como exemplo de cenário em que a segurança de dados é uma obrigatoriedade para negócios que envolvem tecnologia financeira. Desde 2013, o Banco Central vem criando regulações que flexibilizam as estruturas necessárias para que novos entrantes possam ofertar serviços financeiros de maneira segura, aumentando assim a competição e melhorando a qualidade dos serviços prestados. Assim, o setor financeiro vem passando por uma metamorfose radical, muito impulsionada pela tecnologia e pela crescente demanda por conveniência. Neste sentido, uma nova abordagem está redefinindo a paisagem: o embedded finance.
Longe de ser apenas um termo da moda, o embedded finance representa uma mudança na forma como as empresas de economia tradicional oferecem serviços financeiros satélites à sua operação principal, fornecendo um acesso promissor para aumento da fidelização dos clientes e impulsionamento da companhia, adotando novas linhas de receita e consequentemente elevando o ponteiro do valuation. Para ilustrar, uma pesquisa realizada pelo banco britânico Natwest em parceria com a consultoria BCG apontou que a incorporação de serviços financeiros levou empresas a importantes melhorias, com varejistas reportando um aumento na taxa de conversão de até 12%, além de 30% de aumento no valor médio dos pedidos.
Outro nível de experiência
A fortaleza do embedded finance reside na sua capacidade de se integrar perfeitamente ao cotidiano dos consumidores. Imagine reservar um voo e, sem precisar sair da plataforma da companhia aérea, ter a opção de contratar um seguro de viagem personalizado. Ou então, ao comprar online um eletrodoméstico, receber uma oferta de financiamento instantânea e sob medida, sem a necessidade de buscar crédito em outro lugar. Essa fluidez é o que torna o embedded finance tão atraente e, consequentemente, tão eficaz na fidelização de clientes.
Ao eliminar a fricção e simplificar processos, o embedded finance eleva a experiência do cliente a um novo patamar. A capacidade de acessar serviços financeiros de forma contextual e integrada, sem precisar navegar por múltiplas plataformas ou preencher formulários extensos, proporciona uma experiência mais intuitiva e agradável; o que, por sua vez, fortalece o relacionamento entre a empresa e o cliente, incentivando a lealdade. Além disso, a personalização inerente ao embedded finance permite que as empresas ofereçam produtos e serviços financeiros sob medida para as necessidades específicas de cada cliente, com base em seus dados e comportamentos, uma vez que a empresa já possui essas métricas tanto de seus clientes quanto de seus fornecedores. Essa relevância aumenta ainda mais o valor percebido pelo cliente ou fornecedor, solidificando a fidelização.
Mas os benefícios do embedded finance não se limitam à fidelização. Ele também oferece um poderoso motor de crescimento para as empresas do setor financeiro. Ao integrar seus serviços em plataformas não-financeiras, as empresas podem expandir seu alcance para novos públicos e mercados, acessando uma base de clientes muito maior do que a que poderiam alcançar por meio de canais tradicionais. Essa expansão do alcance, combinada com a capacidade de oferecer serviços financeiros personalizados e relevantes, abre portas para novas linhas de receita, como comissões sobre transações, taxas de serviço e venda cruzada de produtos financeiros. Em um mercado cada vez mais competitivo, a oferta de serviços financeiros integrados e personalizados pode ser um diferencial crucial, permitindo que as empresas se destaquem da concorrência e conquistem uma fatia maior do mercado.
Embora a implementação do embedded finance apresente desafios, como a necessidade de garantir a segurança dos dados, a conformidade regulatória e a construção de parcerias estratégicas, as oportunidades que ele oferece superam os obstáculos. As empresas que souberem aproveitar o poder do embedded finance estarão em uma posição privilegiada para prosperar em um futuro financeiro cada vez mais digital e centrado no cliente. O futuro financeiro está integrado, e as empresas que reconhecerem e aproveitarem essa realidade estarão melhor posicionadas para liderar o caminho.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!



