Autor: Caio Bretones

Caio Bretones é Head da área de Digital na Dimensa, empreendedor serial, formado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e fundador da Mobile2you Tecnologia, mobile-house especializada em desenvolvimento de produtos corporativos digitais sob-medida (tailor-made), que foi adquirida pela Dimensa, em fevereiro de 2022.

Recentemente, o Banco Central publicou uma série de instruções normativas com atualizações nas regras do Open Finance no Brasil. Dentre elas, está a de que, a partir de janeiro de 2025, companhias com mais de 5 milhões de clientes serão obrigadas a adotar o Open Finance nas etapas de compartilhamento de dados. Segundo a instituição, a ampliação do escopo se dá frente ao aumento de funções disponíveis aos usuários no sistema financeiro aberto de portabilidade de crédito a partir do ano que vem. Especificamente, a nova regra impacta o compartilhamento de dados referentes às fases 1, 2 e 4. Isto…

Leia Mais

Nos últimos anos, temos acompanhado a velocidade em que os brasileiros e brasileiras se bancarizaram em um momento em que, paralelamente, houve a ascensão das transações online. Em conjunto, esses novos cenários revolucionaram a maneira como as pessoas interagem com o mercado, consomem e movimentam suas finanças. Esse avanço é algo superpositivo e sinal de que a economia do país está saudável. No entanto, juntamente com a conveniência, veio o desafio de manter a segurança financeira dos usuários e das instituições. À medida em que mais pessoas optam por realizar compras, pagamentos e transações, surge a massificação de fraudes, que…

Leia Mais

A implementação da infraestrutura se deu em 2021, sendo disponibilizada à população em 2022. Assim, em 2024 chegamos à Fase 4 do Open Finance. Neste período, as instituições representadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já investiram mais de R$ 2 bilhões no projeto, contando com mais de 42 milhões de consentimentos e mais de 1 bilhão de comunicações bem-sucedidas ocorrendo todas as semanas, tornando o Open Finance brasileiro o maior do mundo, tanto em escopo de dados, como em volume de chamadas. Apesar dos números positivos, se comparado ao Pix, outra iniciativa do Banco Central do Brasil para a…

Leia Mais