* Por Henrique Volpi
A era da automação já chegou e uma tecnologia que está conquistando o mundo é a Robotic Process Automation (RPA). Tecnologia que automatiza processos em sistemas como mainframes, ERPs e aplicações da web, pode ser aplicada em praticamente qualquer software.
Para muitas pessoas, o RPA está associado a grandes multinacionais que costumam usá-lo para automatizar etapas que os sistemas legados não conseguem.
Empresas menores enfrentam os mesmos desafios das gigantes, embora em escala reduzida. E a realidade hoje é bem outra: o RPA é uma ferramenta que está ao alcance de organizações de todos os tamanhos.
Afinal, quem não tem a melhoria contínua como uma prioridade estratégica?
Os dados mais recentes da Forrester Research preveem que as áreas de serviços e software RPA chegarão a impressionantes US$ 25 bilhões até 2025.
E, se o mercado consumidor já percebeu esse potencial, já passou da hora da sua startup fazer parte dele. É um oceano de possibilidades pronto a ser descoberto. Mas onde estão essas oportunidades?
1. Redução de custos de processamento:
Um dos maiores benefícios com as soluções de RPA é a redução do custo das atividades automatizadas. Você pode pensar em melhorar os mais diversos tipos de operações: seus clientes estão ávidos por ter mais eficiência a um custo menor.
2. Sistema de faturamento:
Com a ajuda do RPA, os processos de contas a pagar e de digitalização de dados podem ser automatizados, o que melhora o rendimento do faturamento. Converse com seus clientes sobre as tarefas administrativas mais urgentes a serem modernizadas. No final das contas, uma ferramenta inovadora será capaz de economizar mão de obra e recursos financeiros.
3. Aumento da produtividade dos funcionários:
Colaboradores que trabalham de maneira mais inteligente são mais satisfeitos. Um alto nível de contentamento leva a uma maior produtividade, que tem como melhor resultado o crescimento dos lucros e diminuição do ROI da ferramenta de RPA. É uma cadeia de efeitos positivos que não tem fim e é importante que a sua startup procure investigar em como pode ser útil nessa roda viva.
4. Atendimento ao cliente:
O RPA muda a forma como as empresas podem lidar com seus clientes. Você pode pensar em ferramentas que tornem a resolução de tickets mais fácil e rápida. Um exemplo é o uso na automação de cada etapa da validação dos dados associados ao perfil de um cliente, facilitando o trabalho de quem realiza o atendimento.
5. Segurança dos dados:
Segurança da informação é mais uma grande preocupação das empresas. Você pode ajudá-las ao pensar na combinação entre RPA e aplicações que aumentam a segurança dos dados corporativos.
6. Análises aprimoradas:
Outro benefício comercial do RPA é a análise aprimorada. Você pode ajudar o seu cliente a coletar dados valiosos, que podem ser aplicados para tomar melhores decisões. Graças à coleta e diferenciação de dados, os processos de negócios são agilizados para alcançar a eficiência ideal.
Para empreendedores que estão no início da sua jornada, o RPA geralmente não é uma prioridade com desenvolvimento de produtos. Só que, como deu para perceber, esse tipo de ferramenta tem se tornado cada vez mais sofisticada nos últimos anos.
E é importante ressaltar que essa tecnologia é muito mais acessível no quesito desenvolvimento do que se pensa. Muitos robôs podem ser construídos, inclusive, com a utilização de low code.
Está na suas mãos fazer parte de um futuro mais automatizado!
Henrique Volpi é sócio-fundador da Kakau Seguros, formado em Administração pela PUC-SP, com especializações em fintech pelo MIT e em liderança do futuro pela Singularity University. Trabalhou em empresas como BMC, EMC Dell e Servicenow. Foi coautor do livro “The INSURTECH Book: The Insurance Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and FinTECH Visionaries”.