* Por Jéssica Lima
Nos últimos anos, as retailtechs, startups do setor de varejo, vêm ganhando cada vez mais destaque por oferecerem soluções tecnológicas para o segmento, ao apresentarem formas para aumentar a eficiência de negócios e, ainda, melhorar a experiência dos consumidores.
De 167 retailtechs mapeadas no Brasil, a maioria é conhecida por oferecer serviços no modelo de Software as a Service (SaaS), auxiliando o setor na integração dos canais de venda e correspondendo a 42% das startups do segmento, segundo o Mapeamento Retailtech 2022, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com a Deloitte.
Essas soluções têm atraído a atenção do mercado por atenderem às dores dos consumidores de forma rápida, cobrando um custo baixo. Por meio delas, as companhias têm a oportunidade de personalizar ofertas, unificar canais de venda, oferecer melhores formas de pagamentos e facilitar alguns processos de cobranças.
As retailtechs chegaram para dar mais eficiência aos canais de operações das empresas e identificar tendências que podem melhorar a experiência de todos os consumidores. E, não é uma surpresa que este segmento tenha ganhado tanto espaço, principalmente em um momento onde o mundo do varejo tem passado por muitas mudanças.
A aplicação de serviços como esses é capaz de trazer diversos tipos de benefícios para empresas do setor, desde a diminuição de custos internos até a fidelização de novos clientes. Estamos em um momento em que o consumidor precisa ser o centro de tudo e ninguém quer se prejudicar com ele. Portanto vale olhar com mais carinho com as soluções que existem atualmente e entender quais delas se adequam às necessidades de cada tipo de negócio.
Afinal, as retailtechs chegaram para ficar!
Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.