O RetailScale, programa de aceleração criado para startups do varejo, divulgou sua primeira turma de investidas, com seis startups selecionadas, que receberam um total de R$ 1,5 milhão de investimento. O processo começou em maio de 2021, com mais de 200 inscritas e passou por quatro seletivas.
A iniciativa é resultado da parceria Darwin Startups e Distrito e é um dos reflexos da acelerada transformação digital que o varejo está vivendo, resultado do impacto provocado principalmente pela pandemia no setor, que colocou as retailtechs em evidência no mercado. De acordo com o Inside Retailtech Report, realizado pelo Distrito – plataforma de transformação digital, as startups de varejo receberam mais de US$ 2,5 B de investimentos em 2021 – 263% de incremento na comparação com o ano anterior.
O programa de aceleração, além do investimento, oferece para as startups a metodologia de aceleração Darwin focada em vendas, gestão de pessoas e governança voltadas ao desenvolvimento do negócio e todo aporte de ecossistema e as ferramentas de inovação aberta da plataforma do Distrito . Tudo isto unido a parceiros corporativos de referência do segmento, que apoiam as startups e geram conexões e oportunidades de mercado. O RetailScale contou com a Cia Hering e a Via, que investiu em cinco das empresas.
“Acreditamos que este programa enriquece o processo da Via. Além dos resultados perseguidos pelos cinco projetos de viabilidade testados com as startups escolhidas, existe a possibilidade de êxito delas como investimentos de perfil venture. A aplicação dos aprendizados vai muito além da aceleração, é transformacional”, diz Helisson Lemos, Chief Innovation Officer e Marketplace na Via.
Para João Luiz Evangelista Barbosa, Strategic Planning and Open Innovation na Cia. Hering “essa imersão dos gestores com startups e com esse ambiente facilita conversas internas de POCs, MVPs, sprints de testes, e todos esses conceitos que antes eram desconhecidos para muitos internamente.Outro impacto positivo é a interação com startups que apresentam potencial de alavancar e acelerar os objetivos da companhia com produtos e processos que não estavam no plano estratégico prévio ao programa.”
As seis investidas Idid Tecnologia, JáVendeu, Yapoli, Hubii, Manfing e Me Veste Brasil atuam com diferentes frentes, explorando oportunidades variadas de inovação no varejo. Para Adalberto Generoso, CEO da acelerada Yapoli, a experiência é transformadora já que “o programa oferece suporte através de mentorias qualificadas e acompanhamento psicológico, conexões entre as startups participantes do programa e networking promovido fora do programa. Especificamente eu, tenho a oportunidade de ser provocado e questionado sobre o modelo e visão do negócio de forma constante pelos executivos qualificados e experientes da Distrito e da Darwin que acompanham o mercado e trazem as melhores práticas para dentro de casa.”
Para Alexandre PI, CEO da Idid, “O RetailScale está sendo fantástico pois nos ajudou a criar uma ampla rede de relacionamentos no setor, resultado do convívio diário com centenas de profissionais da área. Isso obviamente nos permitiu divulgar nossa tecnologia a potenciais clientes, alguns dos quais já se comprometeram a pilotar nossa solução, além de chamar a atenção de diversos investidores com quem já iniciamos negociações”.
“De um lado, conseguimos trazer corporações de fato engajadas no processo da inovação, que estão dispostas a trabalharem junto com os empreendedores e de outro, temos excelentes startups que estão dedicadas ao programa, conseguindo desenvolver seus negócios e gerando resultados incríveis. São pilares fundamentais para o sucesso do programa Darwin e que estamos conseguindo replicar nessa primeira edição do RetailScale”, diz o CEO Darwin Startups Marcos Mueller.
Diego Ranciaro, sócio do Distrito, concorda ao afirmar que os resultados são surpreendentes. Primeiro ponto foi um grande número de startups interessadas.O segundo ponto foi o engajamento das corporações e dos investidores no processo, o que gerou grandes resultados para as empresas, que começaram a entender e viver o mindset de startups e de tecnologia, o que resultou em um movimento de cultura muito forte. O resultado disto é um movimento de mudança de dentro para fora e a compreensão do por que o modelo de startups dá tão certo.”
Os principais frutos do programa devem ser conhecidos em breve com a oficialização de parcerias, construção dos projetos com as corporações e das oportunidades de negócios geradas a partir do programa de aceleração.
Conheça as startups selecionadas pelo RetailScale:
Yapoli – Plataforma inteligente de governança corporativa, gestão, automação e distribuição de conteúdos digitais para as maiores corporações do mundo escalarem a comunicação, projetos digitais e de inovação.
IDid Tecnologia – Tecnologia que emula, no mundo do e-commerce, a mesma transação de “cartão presente” com chip EMV e terminais de pagamento existentes no mundo físico, aumentando o nível de aprovação de pagamentos, e reduzindo o índice de fraudes, aos mesmos patamares do mundo físico.
Hubii – “Marketplace-enabler” conectando varejistas como hubs logísticos (sellers) à operações corporate de e-commerce.
JáVendeu – Tecnologia que retira os produtos como móveis, eletrônicos, eletrodomésticos da casa do cliente e executa todo o processo de venda online: precificando os produtos, tirando fotos e utilizando uma equipe para venda, cuidando também de toda a logística. O cliente só espera e recebe o dinheiro dos seus produtos ao final.
Manfing – Aplicação de Inteligência Artificial no histórico de consumo dos clientes, identificando quem são eles, a sua probabilidade de retorno, os produtos que mais compram e o mix de produtos adicionais que podem ser oferecidos no melhor momento.
Me Veste Brasil – Projeto relacionado a economia criativa com foco na moda circular e na sustentabilidade por meio de uma rede de compartilhamento entre consumidores. Os clientes podem cadastrar roupas e acessórios para rentabilizar por meio do aluguel ou venda dos produtos.