Renata Petrovic, Head do InovaBra Habitat, hub pertencente ao Bradesco, conversou com Geraldo Santos, CEO do Startupi e Cassio Spina, Sênior Director da ACE CORTEX, no Episódio#08 do Programa Corporate Venture in Action!. Vamos relembrar os destaques deste Episódio?
Renata agregou à conversa ao falar um pouco sobre o projeto iniciado pelo Bradesco de investir em um hub dentro do banco para ajudar ideias inovadoras com mentorias e posteriormente com investimentos. Além da ajuda do banco, o hub proporciona uma interação constante entre as empresas inseridas no projeto.
Antes da pandemia, o InovaBra Habitat funcionava em São Paulo de forma presencial, mas as atividades tiveram que ser transferidas para o mundo virtual por conta do isolamento recomendado. Renata contou no debate que os idealizadores perceberam que a transição para o on-line se tornou algo positivo com o tempo. Explica que novas empresas puderam fazer parte do ecossistema e ajudar umas as outras com problemas em comum.
Desde sua criação em 2018, o InovaBra sempre teve como finalidade a colaboração entre startups. Seu ideal segue duas vertentes, a primeira é de aproximação entre o banco e as ideias, não apenas por questão financeira, mas também no intuito de ajudar com o possível. Como segunda vertente, aparece o benefício próprio do banco, empresas tiveram ideias que ajudaram o Bradesco a crescer e solucionar problemas internos.
Renata explicou que a interação interna sempre foi o caminho a ser seguido pela plataforma. “O princípio do InovaBra sempre foi a inovação colaborativa, a criação do hub tinha como finalidade facilitar ainda mais essa troca, em que todos saem ganhando, gerando mais negócios para inovação”.
Ainda na conversa, foi consenso entre os participantes de que o investimento em inovação aberta vem se consolidando cada vez mais no mercado e que o hub proporcionado pelo Bradesco confirmou ainda mais este ponto. A presença de startups das mais variadas áreas trouxe um dinamismo para dentro do banco como um todo e a forma de trabalho foi alterada para melhorar os resultados.
Renata compartilha com os espectadores que hoje o hub possui mais de 200 empresas parceiras e 80 grandes empresas. Explica que por meio de um programa de “membership” as empresas pagam uma anuidade e podem fazer parte do hub, tendo livre interação com todos os participantes internos.
Além de ajudar novas empresas, Renata conta que o hub ajuda grandes empresas com soluções e ideias inovadoras, como uma via de mão dupla para todos os participantes. Além disso comenta que é comum acontecerem aportes e até aquisições internas entre parceiros.
Assista ao vídeo do episódio na íntegra:
Ouça o podcast do episódio:
Quer conferir todos os Episódios? Clique aqui, faça seu cadastro e tenha acesso ao Programa.