O Reino Unido anunciou, na segunda-feira (24), que investirá 100 milhões de libras em financiamento inicial para uma força-tarefa que ajudará a desenvolver modelos de fundação de uso seguro e confiável de Inteligência Artificial para usar em áreas como saúde, economia e educação.
Segundo o governo do Reino Unido, os modelos de fundação – incluindo modelos de linguagem grandes como ChatGPT e Google Bard – são uma categoria de sistemas de inteligência artificial treinados em grandes volumes de dados, como texto, imagens, vídeo ou áudio, para obter recursos amplos e sofisticados em muitas tarefas.
“O trabalho da Força-Tarefa ajudará a cumprir as prioridades do primeiro-ministro para aumentar nossa economia, ao mesmo tempo em que gera melhores resultados para as pessoas em todo o país por meio de melhores serviços públicos”, afirmou o órgão em comunicado.
Eles consideram que em áreas como saúde, esse tipo de IA tem um enorme potencial para acelerar diagnósticos, descoberta e desenvolvimento de medicamentos. Na educação, poderia transformar o trabalho diário dos professores, liberando seu tempo para se concentrar em oferecer um ensino de excelência.
Prevê-se também que essa tecnologia aumente o PIB global em 7% ao longo de uma década, “tornando sua adoção uma oportunidade vital para o crescimento da economia do Reino Unido”, explica. “Para apoiar a confiança das empresas e do público nesses sistemas e impulsionar sua adoção, a Força-Tarefa trabalhará com o setor para desenvolver a segurança e a confiabilidade dos modelos de fundação, tanto em nível científico quanto comercial”.
O objetivo do Reino Unido é desenvolver a Força-Tarefa para estabelecer o país como líder mundial em modelos de fundação e suas aplicações em toda a economia, atuando como um modelo global para segurança de IA. O grupo reunirá especialistas do governo e do setor e se reportará diretamente ao primeiro-ministro e ao secretário de tecnologia.
O que dizem outros especialistas do Reino Unido
“Aproveitar o potencial da IA oferece enormes oportunidades para expandir nossa economia, criar empregos melhor remunerados e construir um futuro melhor por meio de avanços em saúde e segurança. Ao investir em tecnologias emergentes por meio de nossa nova força-tarefa especializada, podemos continuar liderando o desenvolvimento de IA com segurança e confiança como parte da formação de uma economia mais inovadora no Reino Unido”, afirmou o primeiro-ministro Rishi Sunak.
Marc Warner, CEO da Faculty, empresa que ajuda as organizações a tornar a Inteligência Artificial real, comenta: “Para colher os frutos e administrar os riscos, o Reino Unido precisa urgentemente que os setores público e privado trabalhem juntos de forma eficaz para aproveitar as vastas oportunidades dos modelos fundamentais. O financiamento inicial é ideal para esse objetivo, o que ajudará a garantir uma implantação segura e proteger a segurança nacional, ao mesmo tempo em que aproveita o poder da IA para transformar os serviços públicos”.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.