A tendência faz parte do 1º Mapeamento de Tendência da Educação Corporativa no Brasil, realizado pela Revvo, edtech de aprendizagem coporativa, que ouviu gestores de RH dos principais players do mercado corporativo do Brasil. A pesquisa ainda revela que 60% dos entrevistados estão focados no desenvolvimento de habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, entre seus colaboradores.
Mais do que atrair, formar profissionais. Esse tem sido o grande desafio das empresas, que, por falta de mão de obra, estão investindo cada vez mais na capacitação e treinamento dos seus colaboradores. De acordo com pesquisa feita pela edtech, 84% das corporações buscam por modelos de ensinos não-tradicionais, ou seja, híbridos e com maior flexibilidade na grade curricular.
Segundo o CEO da Revvo, Richard Uchoa, os dados apontados pela pesquisa revelam uma mudança comportamental drástica no mundo corporativo. “O mapeamento deixa claro que as competências técnicas são importantes, mas as empresas estão em busca cada vez mais nas habilidades comportamentais como diferenciais para as suas vagas. E elas estão cada vez mais dispostas a investir na formação e capacitação dos seus colaboradores”, aponta o executivo.
Quando perguntados sobre qual o maior desafio nesse segmento, 46,7% dos entrevistados responderam ser o tempo; em seguida, a grade curricular dos cursos oferecidos e os custos, com 20% cada; por fim, a logística, com 13,3%. Para Uchoa, se distanciar do modelo totalmente presencial é fundamental na superação dessas dificuldades.
“O maior problema do presencial, além dos altos custos, é que você não pode pausar e assistir novamente. O sistema híbrido traz conteúdos no formato gravado e desafia os alunos a interagirem através de várias atividades de aprendizagem colaborativa no ao vivo. Ou seja, é possível criar uma dinâmica que não traga materiais maçantes e improdutivos”, explica.
O 1º Mapeamento de Tendência da Educação Corporativa no Brasil foi realizado com a base de clientes da Revvo. A companhia já capacitou milhões de colaboradores ao redor do país e hoje atende cerca de 400 das principais empresas do país, desde grandes corporações nacionais, como Assaí, Boticário e Americanas, até multinacionais, como Coca-Cola, Samsung, TIM e BRF.