Fundada em 2017 pelos amigos Eduardo Belotti e Gabriel Farias, a fintech Real Valor, plataforma do mercado para acompanhar investimentos, surgiu com a missão de resolver a dificuldade no acesso a informações sobre investimentos, além de oferecer um maior controle de gestão. Com base em dados, a plataforma ajuda o investidor a entender quais ativos são responsáveis pelos ganhos e quais são responsáveis pelas perdas de sua carteira.
A vontade de criar a startup surgiu quando os dois trabalhavam em empresas de consultoria de gestão e enfrentavam dificuldades para controlar os próprios investimentos usando o Excel. “A gente sempre achou absurdo os investidores terem que criar planilhas para controlar a própria carteira”, conta Belotti, CEO e cofundador do Real Valor. Assim, eles resolveram desenvolver uma plataforma que fosse simples o suficiente para que qualquer investidor conseguisse entender.
O negócio pivotou algumas vezes. No início, a startup nasceu como um serviço freemium, que fornecia recursos limitados e assinatura mensal de R$ 9,90, no qual o usuário teria acesso a todas as funcionalidades da plataforma. Após seis meses, passaram por um processo de aceleração na ACE, empresa de inovação que investe em startups e eleita três vezes a melhor aceleradora de startups da América Latina. “Quando o primeiro modelo foi invalidado, tentamos monetização através de parcerias, que também acabou não dando certo. Apenas depois de tentar esses dois modelos, chegamos ao que é a plataforma hoje”, conta Farias, CTO e cofundador. Em outubro de 2018, Eduardo e Gabriel voltaram para o Rio de Janeiro, onde montaram o escritório da fintech.
O Real Valor oferece um panorama geral de todos os investimentos, com importação automática de informações, disponibilizando uma comparação da carteira do usuário com o mercado. Com a versão mobile, o investidor consegue ter visibilidade do que está acontecendo com seus investimentos. Este formato é ideal para quem quer sempre dar uma checada no que está acontecendo no mercado. Já na versão web, também gratuita, é possível ver análises mais aprofundadas e com mais detalhes.
Além disso, o Real Valor possui um robô que importa todos os investimentos de qualquer corretora. Com ele, é possível ver a fundo se os investimentos estão performando, de ações a tesouro direto, renda fixa a fundos de investimento. Para se cadastrar é muito simples, basta acessar o site ou baixar o aplicativo, colocar seu e-mail, senha e importar suas informações.
Atualmente, a plataforma possui 30 mil usuários mensais e tem a maior nota dentre os consolidadores de carteira tanto na PlayStore quanto na AppStore. Além do aplicativo, disponível para iOS e Android, a empresa também oferece um serviço de assessoria para os usuários de sua base.
Os dois maiores diferenciais da fintech são consolidar todos os investimentos em um só lugar, desde ações, títulos, criptomoedas até fundos, e trazer simplicidade nas informações. “Com o Real Valor, o investidor consegue ter sempre visibilidade do que está acontecendo com seus investimentos, utilizando as melhores práticas de criptografia e segurança”, explica Belotti. A meta agora é terminar 2020 com 300 mil usuários e uma receita mensal de R$ 150 mil.