O RD Summit, maior evento de marketing digital da América Latina chegou ao último dia nesta sexta-feira (28), em Florianópolis, apontando as tendências para o Marketing e Inovação no mercado. No primeiro evento presencial após a pandemia da Covid-19, mais de 12 mil pessoas passaram pelas salas de palestras e stands de startups e empresas.
Usar a tecnologia a favor da marca foi um dos pontos destacados em quase todas as palestras, assim como a importância de valorizar a experiência do cliente e o storytelling como base da comunicação entre marcas e consumidores.
Em uma das palestras desta sexta, Pedro Alvim, Gerente Sênior de Redes Sociais da Magalu apresentou as estratégias por trás da Lu, avatar da marca que se tornou a influencer digital com maior quantidade de seguidores no mundo e ressaltou que esse formato de inovação veio para ficar.
Alvim contou que mais do que um rosto digital, Lu se tornou também ativista e uma importante contadora de histórias. “As pessoas se conectam com ela. Ela não é só um avatar, é uma influencer que vai muito além da marca. A era dos avatares não é modinha e veio para ficar”, apontou.
As histórias que as marcas contam podem ser grandes aliadas das estratégias de Marketing. Foi o que ressaltou o italiano e Diretor Sr. de Marketing da Rock Content, Giuseppe Galtabiano. “Histórias são essenciais para criar memórias e grandes aliadas se você quer transformar sua marca e ser lembrado pelas transformações que você gera para o seu cliente”.
André Patrocinio, fundador e CEO da Etus, falou sobre algoritmo e como essa conexão com o cliente é importante. Durante a palestra, André destacou a importância de saber qual é o seu propósito e trouxe algumas experiências da sua jornada. Contou que ao iniciar um jogo, o propósito pode ser vencer, se divertir ou unir os dois e vencer se divertindo, mas para isso é preciso entender como esse jogo funciona e qual o seu propósito nele.
Criando boas memórias
Diversas marcas buscaram criar boas memórias para o público de mais de 12 mil pessoas que passou pelo evento nos dias 26, 27 e 28 de outubro no CentroSul de Florianópolis. Mais do que brindes, startups e empresas de tecnologia apostaram em experiências que levassem os visitantes a conhecer as marcas e lembrar delas.
Foi o caso da Octadesk, startup do Grupo Locaweb. Em parceria com a Paranoid Music Store, loja criada pelo PJ, baixista do Jota Quest, ela criou camisetas exclusivas com três estampas do mascote da empresa inspirado no vocalista do Queen, Freddie Mercury, no guitarrista do grupo Guns N’ Roses, Slash, e no Eddie, mascote da banda de heavy metal Iron Maiden.
Quem visitava o estande da empresa podia escolher a sua favorita e escanear o QR Code pela câmera do celular para conferir a animação que utiliza realidade aumentada com a trilha sonora relacionada a estampa. “Buscamos oferecer ao público do RD Summit uma experiência única que conecta elementos virtuais com o mundo real. Em apenas um clique, conseguimos transformar um item que todos já conhecem em algo novo”, destacou Mahara Scholz, Head de Marketing da Octadesk, lembrando que brindes são excelentes atrativos para todos que participam de eventos, mas para se diferenciar, é preciso investir na criatividade e apresentar ‘algo a mais’.
Tecnologia aliada ao sistema de cobrança
Durante o evento, Camilla Aidar, Chief Customer Officer da plataforma de pagamentos online e gestão financeira Vindi, falou sobre o sistema de Billing, um método de cobrança (de tarifas, de planos e de serviço) que gera e controla faturas de forma aplicável. Com a palestra “Billing eficiente”, a especialista trouxe automatizar e otimizar os serviços financeiros e escalar o negócio com mais eficiência e sustentabilidade.