Reunir pessoas que trabalham, apoiam ou tem interesse em inovação, tecnologia e empreendedorismo, ou seja, em startups para desenvolver iniciativas conjuntas que possam fortalecer o ambiente de negócios local, essa é a premissa do Rapadura Valley.
As iniciativas do Rapadura Valley, por exemplo, têm como objetivo fortalecer as relações do ecossistema de inovação cearense realizando ações focadas em visibilidade, conexão, conteúdo, impacto social e estruturação para as startups nascentes, em validação, operação, tração ou escala.
Começamos a realizar iniciativas a partir de 2016 e diversas lideranças foram percebidas ao longo dos anos, ou seja, pessoas que propõem e executam iniciativas focadas em desenvolver as startups da comunidade.
Lembrando dos 5 acordos abaixo para as lideranças da Rapadura Valley:
-A participação é 100% voluntária.
-A atuação no ecossistema com voz ativa independe de títulos e/ou cargos.
-O que quer para si, quer para todos.
-Ter responsabilidade pelas iniciativas
-Formação de novas lideranças.
Em 2023, passamos de 700 membros e buscamos consolidar iniciativas focadas nestes 5 pilares:
-Conexão: Intensificar os encontros entre pessoas. Qualquer pessoa da comunidade deve ser capaz de interagir, gerar ideias e trabalhar livremente com outras pessoas.
-Impacto social: Utilizar o poder da comunidade para beneficiar pessoas e animais em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
-Conteúdo: Facilitar a geração e partilha de conhecimento entre as pessoas da comunidade.
-Visibilidade: Multiplicar o número de pessoas que conhecem as iniciativas da comunidade.
-Estruturação: Desenvolver a gestão da comunidade para que todos os outros pilares aconteçam.
Considerando os 5 pilares, foram desenvolvidos 3 programas de voluntariado.
-Redes Sociais
-Eventos
-Gestão da comunidade
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Todos os programas foram desenvolvidos para que os membros da comunidade auxiliassem de 4 formas:
– Oferecendo feedback: sugestão de pontos de melhoria e destaque de pontos fortes das iniciativas, utilizando CNV.
-Estando presente: A comunidade é um reflexo da sua presença. Pessoas ativas e engajadas criam conexões para gerar impacto no ecossistema de inovação local, regional e mundial.
-Auxiliando de forma pontual: Auxilie um evento, modere um painel, escreva um artigo, ajude como puder.
-Liderando iniciativas: O tal do “Longo prazo”. Inicie, estruture, delegue, passe o bastão, deixe um legado para a comunidade.
No caso do programa de voluntariado das redes sociais, por exemplo, foram disponibilizadas iniciativas para atuar no Linkedin, Youtube, Whatsapp, Instagram e o Site Oficial da comunidade.
Seguindo o seguinte calendário:
O objetivo dos programas de voluntariado é oferecer um caminho para que as pessoas interessadas possam entender os desafios e as iniciativas.
Ao se inscrever nos formulários disponibilizados, todas as pessoas serão convidadas a participar de treinamentos, de acordo com a rede social, a iniciativa e o formato de participação escolhido.
Acreditamos que a colaboração é o melhor caminho para inovação, por isso estamos criando mecanismos e processo, utilizando ferramentas facilitem o acesso de cada vez mais pessoas à inovação, empreendedorismo e tecnologia!
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.