Após reguladores dos EUA solicitarem em julho mais informações à Tesla para auxiliar sua investigação em andamento sobre os veículos com piloto automático, vários proprietários de carros da empresa entraram com uma ação contra a montadora por alegações de fraude ao consumidor.
A ação coletiva proposta “Porter et al v. Tesla, Inc.” foi apresentada dia 2 de agosto no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia. O escritório de advocacia Milberg Coleman Bryson Phillips Grossman está representando os proprietários da Tesla no processo.
O processo alega que a Tesla violou os estatutos estaduais de fraude ao consumidor ao anunciar falsamente o alcance de seus veículos elétricos. Os advogados que representam os proprietários disseram que a Tesla “supervalorizou grosseiramente” o alcance – que é a distância estimada que um veículo pode percorrer com uma única carga de bateria – ao vender os veículos aos consumidores.
“Entendendo que isso seria uma característica importante (se não a mais importante) para muitos consumidores, e aproveitando-se desse fato, a Tesla comercializou seus veículos elétricos como tendo uma autonomia grosseiramente supervalorizada em um esforço para aumentar as vendas aos consumidores”, diz o processo.
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Investigação contra a Tesla
Na semana passada, a Reuters informou que a Tesla havia inflado suas estimativas de alcance, levando os proprietários a ficarem preocupados de que seus veículos precisavam de manutenção. A investigação, citando fontes anônimas e especialistas do setor, descobriu que a ideia de usar algoritmos para fornecer números de alcance mais otimistas veio do CEO Elon Musk.
À medida que as vendas explodiam, as solicitações de serviço também cresciam. Para impedir o fluxo de pedidos e ajudar a manter os custos sob controle, a Tesla criou uma “equipe de desvio” especial dedicada a lidar com os chamados “casos de alcance” – o que significa proprietários reclamando de alcances mais baixos do que o esperado, de acordo com o relatório da Reuters.
Os membros da equipe de desvio foram treinados para dizer aos proprietários que as estimativas de alcance aprovadas pela EPA eram apenas uma previsão. Eles também forneceriam dicas aos clientes sobre como estender o alcance. De acordo com a investigação da Reuters, o objetivo da equipe era cancelar o máximo possível desses compromissos, economizando para a Tesla até US$ 1 mil por visita.
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