Criado por um hub de inovação formado pelas empresas B2Mamy, Be Blue Ocean, Wishe Investimento e Filhos no Currículo que, juntas, compõem o maior ecossistema de maternidade do Brasil, e com apoio pioneiro de Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone, o “Womby: inclusão por um bit” é um programa de capacitação e empregabilidade.
A iniciativa visa capacitar 110 mães da periferia de todo o Brasil para que tenham profissões digitais, que permitam trabalhar de forma remota para que, assim, possam estar mais próximas da rotina de seus filhos e girar a economia dentro da sua comunidade.
Lendo uma entrevista que informava que as mulheres das periferias interrompiam a amamentação com o bebê de apenas 4 meses para retornar ao trabalho, Dani Junco, cofundadora da Womby, viu um problema que poderia ser resolvido com tecnologia “Elas se deslocam para os centros em média por 4 horas (ida e volta) para receber um salário de cerca de R$ 800. Isso não fazia sentido para mim com tantas oportunidades de profissões remotas”, reforça.
O programa “Womby: inclusão por um bit” tem o propósito ambicioso de humanizar a relação do trabalho com a maternidade e a primeira turma, que inicia em 10 de agosto, terá treinamento para trabalhar com Mídias Sociais.
“Estou desempregada há mais ou menos um ano e, cada vez mais, fica difícil voltar ao mercado de trabalho, devido à idade e à procura de alguém de confiança para ficar com os filhos. É uma oportunidade única aprender uma profissão ou ser direcionada para o caminho certo, sem ter que abrir mão do convívio com meus filhos”, revela Maria Isabel Alves, 39 anos, mãe de Daniel (9 anos) e Maya (10 meses).
A participação de Danone Nutricia nasceu como continuidade de uma parceria de longa data com a B2Mamy, aceleradora e primeira empresa especialista em maternidade no Brasil que tem como propósito formar mulheres líderes e livres economicamente, da qual Dani Junco também é cofundadora. Entre os frutos dessa parceria, há um vídeo que fala sobre mães no mercado de trabalho , e uma sala de amamentação exclusiva, no espaço físico de coworking baby friendly da B2Mamy.
A parceria entre as empresas começou pelo apoio em conjunto à causa dos Primeiros 1000 Dias. “Esse período é considerado uma janela de oportunidades na vida do bebê e a mãe tem um papel fundamental nessa fase da vida. Sendo capacitadas para trabalharem remotamente, terão mais tempo para ficar com seus filhos e aumentar, inclusive, a chance de prolongar o período de amamentação”, aponta Fernando Lopes, diretor de Marketing da Danone Nutricia. A empresa atua com diversas frentes a favor da causa dos Primeiros 1000 Dias e lançou, recentemente o Juntos Sendo Pais, projeto especialmente dedicado às famílias que estão nesse momento da vida.
As aulas do projeto “Womby: inclusão por um bit” serão 100% online e gratuita para as selecionadas, quinzenais e ao vivo, mas ficarão gravadas para quem precisar acessar em outro horário. Dentre as participantes, 10 serão selecionadas para receber uma bolsa de estudos no valor de R$ 1 mil por mês, durante seis meses, para garantir um sustento básico enquanto acompanham o curso.
“Estou muito feliz por ter sido selecionada para participar. Encontrei uma luz no fim do túnel para voltar ao mercado de trabalho”, conta Taína Carvalho, 25 anos, mãe de Jan Lucas (3 anos) e Islla Maria (4 meses).