Tendo os eventos físicos como principal ferramenta para conectar jovens lideranças, o grupo precisou adaptar seu modelo para o formato online com agilidade. Agora, por meio de palestras virtuais voltadas aos mais diversos setores, promove temas que estão em destaque no mercado, como o Cannabusiness, dados na nova era da saúde, mercado de jogos, entre outros.
Rafael Cosentino, um dos sócios do Lide Futuro e CEO da Inovalli, acredita que apesar das consequências, o momento traz novos aprendizados. “Desde antes dos problemas da covid-19, nós do Lide Futuro já estávamos em busca de um ambiente digital para criar uma interação ainda mais forte entre nossos membros. O Corona apenas acelerou nossa transformação digital, que estava prevista até o final do ano”, explica o empresário.
O processo de mudança do grupo levou cerca de 15 dias. Além dos eventos, o grupo criou um novo modelo de atuação por meio de uma plataforma digital, com recursos que permitem uma comunicação fluida e maior conexão entre os membros. Para a construção dessa nova forma de comunicação ser efetiva e ter real impacto, a equipe do Lide Futuro precisou entender quais eram as dores dos filiados quanto à troca de experiências e networking online.
Com as análises sobre o que impacta os empreendedores de diversos setores, o grupo decidiu promover lives que colocam em pauta as principais novidades, experiências e gaps do mercado. “Além de estarmos propagando conteúdo relevante, baseados nas dores dos membros, conseguimos criar um ambiente de ajuda mútua, que surge de uma maior interação durante as lives”, pontua Consentino.
Para enfrentar a crise, o acesso a conteúdos multisetoriais se torna uma solução para fomentar um ambiente de discussão em busca de melhores práticas de cada setor, além do auxílio psicológico que essa troca traz para aos filiados. Rafael diz que não há uma dica exata para enfrentar esse momento de instabilidade, “o principal é revisitar seu Bussiness Plan, entendendo quais os impactos que a pandemia causará no seu negócio e quais movimentos que você deve fazer, além de, principalmente, se preocupar com caixa”, orienta o empresário.