Foram encontradas novas pistas sobre o comportamento de consumo, gostos, desejos e aspirações da geração Z, os resultados foram obtidos graças a uma pesquisa realizada pela another, agência de comunicação estratégica com presença na América Latina.
A análise se concentrou na Geração Z, especificamente em indivíduos com idade entre 18 e 24 anos. O escopo da pesquisa atingiu 8,6 milhões de jovens em toda a América Latina. Desses, 58% eram do México, enquanto o restante estava distribuído em outros mercados importantes da região.
As pesquisas foram divididas em quatro categorias: consumo de eletrônicos (64 mil respostas), videogames (63 mil respostas), mobilidade (46 mil respostas) e entretenimento (3.963 respostas), que produziram os seguintes dados reveladores sobre as preferências e características da Geração Z.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
O estudo desafia e qualifica várias das percepções anteriores sobre a Geração Z. Os resultados destacam a complexidade dessa geração, a velocidade com que eles criam e mudam as tendências e a influência de fatores culturais e regionais em suas preferências.
Conheça as plataformas de entretenimento favoritas da Geração Z
Áudio
Sangrando-se como número 1 entre as plataformas mais ouvidas pelos jovens, está o Spotify com 70% da preferência. No entanto, a pesquisa identifica plataformas que estão começando a aparecer nas conversas e que as marcas talvez ainda não tenham em seu radar e que podemos começar a explorar, como o Trebel e o SoundCloud.
É importante enfatizar que ser um dos primeiros a adotar tendências e plataformas ajuda a posicionar as marcas como inovadoras e destaca que elas estão atentas ao pulso e à velocidade com que essa geração está se movendo.
Vídeo
Em termos de entretenimento em vídeo, ou seja, plataformas de streaming de séries e filmes, 46% dos entrevistados indicaram que preferem a Netflix, seguida por Prime video (20%), Star+ (16%), Disney+ (8%), HBO Max (5%), entre outras plataformas (5%). Além disso, seu gênero favorito é o drama; 24% disseram que gostam de romances, 23% de dramas adolescentes e 16% de k-dramas ou doramas coreanos.
“Embora a Netflix ainda seja a plataforma de streaming preferida, o Prime Video está crescendo, sem dúvida devido ao fato de custar menos e ter benefícios adicionais, pois ao se inscrever no Amazon Prime, a oferta de vídeo é adquirida automaticamente”, disse Mariana Carreón, Diretora de Pesquisa e Estratégia Cultural da another.
Quais são os dispositivos favoritos da Geração Z?
Vale a pena observar que embora exista o mito de que a Geração Z não consome mídia tradicional, como a televisão, isso é completamente falso. A pesquisa mostra que 47% dos Gen Z assistem a seus filmes ou séries favoritos em TVs, 25% em smartphones, 20% em computadores e 8% em tablets, sendo que 71% preferem a Samsung à LG (14%), Sony (9%), Xiaomi (6%) ou outras marcas (1%).
“Para aqueles que pensam que essa geração não assiste mais à TV, temos uma notícia para eles: além de ser o dispositivo favorito para assistir a formatos longos, encontramos uma alta preferência por TVs da marca Samsung, seguida pela LG e Sony como marcas com muitos anos no mercado e algumas outras menções à Sanyo e à Xiaomi”, disse a especialista.
Isso mostra que a Geração Z está buscando diferenciais e atributos de produto e que não é necessariamente fiel à marca. Quando se trata de smartphones, 62% são fãs do iPhone, 27% disseram que preferem a Samsung, 6% a Huawei e 5% outros. Também em computadores, 43% apontaram para a HP, 35% para o Mac, 19% para a Samsung e 3% mencionaram alguns outros.
Uma geração de gamers
Dos 63 mil entrevistados, 100% se consideram gamers. Observa-se que 75% jogam em seus smartphones e, dos outros 25% que jogam em consoles, 38% preferem Xbox, 35% Playstation e 19% Nintendo.
Isso nos diz que a Geração Z certamente joga videogames, mas o nível de dedicação e complexidade varia, enquanto nos smartphones sabemos que os jogos são mais simples, nos consoles e PCs, tende a haver uma dedicação maior de horas e paixão por jogos específicos.
Free Fire é o jogo favorito, possivelmente por sua compatibilidade com smartphones, ao contrário de Fortnite que só pode ser jogado em consoles ou computadores, deixando-o em último lugar de preferência. Ainda no top 3 estão jogos como Call of Duty e Minecraft.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.