Um estudo da Accenture sobre digitalização revela como algumas empresas reinventam operações para otimizar suas atuações e alcançar uma nova fronteira de performance em todas as áreas. A pesquisa abordou mais de mil executivos empresariais de 15 setores em 12 países diferentes, incluindo o Brasil.
Apenas 9% das organizações possuem uma forte essência digital e fazem investimentos certos em aspectos fundamentais para reinventar as operações corporativas e impulsionar valor 360°, e que 18% das organizações mantêm os mais baixos níveis de maturidade operacional com otimização incremental limitada.
A pesquisa mostra que simplesmente investir mais em tecnologias digitais não garante maior maturidade operacional. As empresas que reinventam as operações entendem que valor é alcançado mais efetivamente por meio de uma abordagem mais balanceada dos investimentos nas tecnologias digitais. Elas são nitidamente melhores que seus pares na diversificação de seus investimentos em alguns dos elementos da essência digital: IA, nuvem, automação e cibersegurança.
Pesquisa da Accenture indica 5 ações para digitalização
O estudo da Accenture identifica cinco ações que as empresas “reiventoras” implantam nas operações a fim de se mover para a reinvenção.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
1. Torne a busca por valor 360° a sua estrela guia
As organizações reexaminam os maiores problemas de sustentabilidade através de lentes que combinam ciências físicas e tecnologias digitais. Elas miram novas formas de engajamento com clientes por meio de canais – presencialmente, online, e até no metaverso. Para isso, é necessária uma nova abordagem a fim de acessar talento e obter todo o potencial criativo de suas pessoas, mantendo o comprometimento com os objetivos de sustentabilidade.
60% das reiventoras implementam processos e plataformas para rastrear emissões de gases de efeito estufa, descarte de resíduos e circularidade de recursos.
2. Comprometa-se com a determinação de dados na empresa inteira
A oferta e a demanda de dados entre todos os stakeholders das empresas estão aumentando dramaticamente. No entanto, mesmo com investimento nas melhores arquiteturas de dados, as organizações podem falhar na validação, indexação e organização de dados com precisão.
90% das reiventoras têm uma estratégia de dados bem definida, alinhada com a estratégia de negócios e um data lake centralizado e seguro para dar suporte a esse alinhamento.
3. Inove nos processos para obter ganhos de performance maiores
Processos de negócio e tarefas associadas tendem a ganhar complexidade indesejada ao longo do tempo. Na medida em que as organizações tentam resolver isto, elas acabam por adicionar mais pessoas a cada tarefa, além de uma série de soluções tecnológicas ad hoc que somente tornam a análise dos processos mais complicada.
75% das reinventoras adotam process mining e benchmarking interno e externo em todos os processos de negócios.
4. Humanize as experiências de automação
Muitas organizações estão razoavelmente maduras quando o assunto é o uso de automação em processos (como os de faturamento, folha de pagamentos, gestão de fornecedores ou reconciliações contábeis). Mas muitas vezes introduzir automação em novas áreas pode enfrentar resistências.
71% das reinventoras são melhores na implantação de IA e automação para soluções de gerenciamento de experiência de clientes, funcionários e parceiros de forma ampla.
5. Implemente uma estratégia ágil de talentos
Na medida em que as organizações modernizam seus sistemas legados, elas podem encontrar dificuldades para alinhar e requalificar suas equipes a fim de obter o máximo das novas tecnologias. Níveis diferentes de capacidades no conjunto de talentos – baseados em experiência e competências – podem complicar qualquer transição.
92% das reinventoras têm uma estratégia de talentos ágil em que as máquinas aumentam o trabalho humano em quase todos os processos.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.