Em pesquisa realizada pelo grupo Globo, dados mostram que a Inteligência Artificial (IA) já é uma ferramenta conhecida por 84% dos brasileiros. Entretanto, somente 25% já fizeram uso, ao menos uma vez, de dispositivos em IA. Neste recorte, o público é mais masculino, pertencente à classe AB, jovem, com idade entre 18 e 29 anos, e ensino superior completo. E, destes usuários, 21% afirmam já terem usado o ChatGPT, 7% o chat do Bing e 5% o Midjourney.
Já o percentual de brasileiros que já ouviu falar, mas nunca fez uso de softwares de inteligência artificial é a maioria: 59%. Destes, 65% são mulheres, em sua maioria com 30 anos ou mais. Já aqueles que sequer conheciam essas ferramentas somaram 15%, índice que dobra entre pessoas com menos escolaridade (30% de quem tem ensino fundamental incompleto).
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Os dados da Globo foram divulgados pelo Gente, plataforma de pesquisas e tendências da empresa. Foram entrevistadas, por painel online, 1972 pessoas em maio de 2023 de todas as regiões do Brasil, com 18 anos ou mais de classes ABC.
Pesquisa sobre inteligência artificial aborda o Vale da Estranheza (uncanny valley)
Vale da estranheza é um conceito apresentado em 1970 pelo professor de robótica Masahiro Mori e aplicado em diversos campos, como robótica, computação gráfica, design e estética. Ele é responsável por medir a aceitação do brasileiro com novas tecnologias ligadas à automação por robótica.
O argumento é que existe uma aceitação crescente em relação a robôs e inteligências artificiais até um momento em que a semelhança com humano aumenta e causa medo, desconforto, desconfiança – o chamado vale da estranheza. Quando esse vale for superado, passamos a aceitar mais essas máquinas como iguais, como humanos.
A pesquisa completa pode ser acessada no site da companhia.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.