Como parte da resposta à pandemia de covid-19, o WhatsApp criou uma coleção especial de materiais para ajudar profissionais de saúde a aproveitar ao máximo as ferramentas do app e, além disso, para que o público em geral mantenha contato com seus entes queridos durante esse período de isolamento, incluindo dicas sobre como evitar informações erradas e notícias falsas.
O novo recurso ajuda profissionais de saúde com os atendimentos virtuais, além de ajudá-los a fornecer recomendações úteis a seus pacientes. Os materiais também incluem tutoriais rápidos em vídeo no formato horizontal e vertical para facilitar a visualização em celulares, além de infográficos de uma página com orientações passo a passo. Além disso, levando em conta que alguns ambientes possuem baixa largura de banda, os tutoriais em vídeo foram divididos em arquivos de áudio – ou mensagens de voz – para serem compartilhados através do WhatsApp. Atualmente, todos os recursos estão disponíveis em português, inglês e espanhol.
Esses materiais gratuitos podem ser encontrados na Central de Informações sobre o coronavírus, juntamente com outras recomendações para o público, profissionais de saúde, pequenas empresas e governos. Para baixar a coleção, basta clicar no link.
Outras iniciativas
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia de covid-19, o WhatsApp firmou parceria com governos e ONGs de todo o mundo para estabelecer linhas de apoio a informações sobre coronavírus, com o objetivo de manter as pessoas seguras e bem informadas através de fontes confiáveis. A empresa também lançou chatbots de informações sobre a covid-19 em parceria com a OMS, com versões em português, inglês e espanhol, entre outros idiomas, além de serviços semelhantes em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No restante da América Latina, parcerias também foram firmadas com os ministérios da Saúde da Argentina, Colômbia, Equador, México e Uruguai.
Em associação com a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN), a empresa também criou um chatbot de verificação de fatos global no WhatsApp. O bot permite que usuários de todo o mundo analisem o banco de dados da IFCN de 4 mil boatos desmascarados, pesquisem verificações de fatos por palavra ou frase e também descubram como entrar em contato com verificadores locais em seu país, incluindo o Brasil. O serviço está disponível em inglês e espanhol. Em breve, será disponibilizado em português.
Também foi doado US$ 1 milhão à IFCN para ajudar a solucionar a desinformação do coronavírus em todas as plataformas.