A OpenAI, criadora do ChatGPT, fez uma parceria com o G42, holding de tecnologia baseado nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo é impulsionar a adoção da inteligência artificial na região e em outros mercados do Oriente Médio.
O acordo, cujos termos financeiros não foram divulgados, faz parte de um conjunto de medidas destinadas a desenvolver a indústria tecnológica dos EAU. Os modelos generativos de IA da OpenAI serão usados em setores que o G42 possui conhecimento, como financeiro, energia, saúde e serviços públicos. As empresas trabalharão juntas para acelerar o processo de desenvolvimento de soluções, garantindo que as organizações possam aproveitar melhor o poder da IA generativa em seus casos de uso específicos.
O G42, apoiado pela Mubadala, tem estado na vanguarda da adoção da IA nos Emirados Árabes Unidos. A empresa disse em julho que desenvolveu o maior supercomputador do mundo para treinamento de IA em colaboração com a empresa de IA Cerebras Systems, sediada nos EUA.
O Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada de Abu Dhabi também tornou seu modelo de linguagem grande (LLM) Falcom 40B de código aberto para pesquisa e uso comercial em maio. O G42 disse que usaria os data centers Azure da Microsoft como parte de sua infraestrutura de IA para impulsionar a adoção regional.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
“No centro da nossa missão está a busca da IA como uma força transformadora para o bem, alimentando a inovação e o progresso. Nossa parceria com a OpenAI transcende a sinergia tecnológica; é uma convergência de valor e visão. Estamos entusiasmados por nos juntarmos à OpenAI na jornada para moldar um futuro onde a IA beneficie toda a humanidade”, afirma Peng Xiao, CEO do G42.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, visitou Abu Dhabi em junho como parte de sua “turnê mundial” de IA, onde defendeu que os desenvolvimentos de IA fossem regulamentados por organismos internacionais. “Nossa parceria com o G42 é um compromisso significativo para aproveitar ainda mais o poder transformador da IA. Aproveitando a experiência industrial do G42, pretendemos capacitar empresas e comunidades com soluções eficazes que ressoem com as nuances da região. Esta colaboração estabelece as bases para avanços equitativos na IA generativa em todo o mundo”, completa o CEO.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.