* Por Diego Santos
O ano começou acelerando as inovações tecnológicas e, ainda assim, temos muito o que evoluir neste ponto. As mudanças seguem em alto ritmo devido à pandemia, já que, com isso, muitas empresas tiveram que adotar novos métodos rapidamente para seguir atuando – e aqui vale uma reflexão: a vida mudou e o mundo corporativo virou de pernas para o ar, fazendo com que empresários mais conservadores tomassem decisões paliativas pensando apenas em um curto período de tempo. Essa “maquiagem digital”, após um ano, começa a mostrar que não é efetiva e torna obrigatória a adoção de tecnologias que auxiliem no crescimento e dia a dia das equipes.
Em parceria com o IDC, levantamos algumas tendências que merecem atenção. Nesta pesquisa, podemos notar, por exemplo, que para 2021 as empresas tendem a olhar mais para atração e retenção de clientes, bem como equilibrar o universo digital com o físico na experiência do consumidor. Já pontos como introduzir novos serviços e reduzir custos da organização devem registrar queda.
Assim, ao falarmos de inovação, cada dia mais, poderemos observar termos como segurança, Inteligência Artificial, cloud computing, 5G e experiência do cliente conquistando espaço. Vamos abordar cada um deles?
Inteligência Artificial e segurança
Conectividade é o termo da vez. Dispositivos móveis, smart homes, assistente virtual etc. O leque de opções é enorme e as facilidades que prometem e proporcionam, são maiores ainda. O uso crescente da IA gera maior conectividade, automação de processos e aceleram o processo de DX (a famosa transformação digital).
Tudo isso propicia um modelo híbrido de trabalho, criando novas oportunidades às corporações que passam a olhar com mais atenção para os serviços de rede, permitindo uma conectividade que pode se estender a qualquer usuário e localização.
Quanto mais conectados estamos, mais expostos estamos também, certo? Depende! Do ponto de vista do usuário, ao clicar em “aceitar e continuar”, você oferece informações para que o aparelho reconheça suas preferências e faça indicações a partir disso. É fundamental saber o que está aceitando, uma vez que tudo isso passa a te moldar.
Já do ponto de vista das empresas, é preciso planejar e analisar muito bem o serviço que se contrata para garantir que todo o processo seja seguro do começo ao fim. Cada dia que passa vemos mais casos de vazamentos de dados e, até mesmo, empresas realizando pesquisas de crédito solicitando informações confidenciais, como a senha do banco. Por questões assim, esperamos com grandes expectativas pela LGDP – Lei Geral de Proteção de Dados – que gera duas ações complementares: impacto nas empresas que precisam se adaptar às normas e garantia dos direitos dos consumidores.
Cloud computing e infraestrutura em TI
Pelo avanço da IA e conectividade, já podemos notar porque cloud computing será umas das grandes tendências de 2021, não? Os investimentos neste ponto podem ser determinantes ao pensar em direções de novas tecnologias para infraestrutura e segurança. Com as necessidades mostradas pela pandemia, a nuvem é um caminho rápido para empresas que precisam ampliar resiliência operacional, revelando uma necessidade de evolução em ambientes híbridos e multicloud. De acordo com pesquisa do IDC, cerca de 90% das organizações de grande porte dizem contar com Data Centers tradicionais, sejam eles próprios ou terceirizados. Destas, 49% afirmam utilizar também algum modelo de Cloud como parte da sua infraestrutura de TI.
Ainda de acordo com o IDC, somando os gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) em nuvem pública, o Brasil deve atingir US﹩ 3,0B, o que representa um crescimento de 46,5% em relação a 2020. O modelo de nuvem privada também cresce em bom ritmo, totalizando US ﹩614M em 2021. O maior crescimento vem de nuvens privadas como serviço (DCaaS), que podem avançar 15,5% se comparado com 2020.
5G
Este é o ano da massificação do 5G no Brasil e, com uma conexão mais rápida, podemos esperar portas abertas para a adoção de novas tecnologias. Isso porque o uso dos smartphones no B2B rompe barreiras para adoção de outros serviços. Outros fatores que colaboram para o sucesso são as questões regulatórias, econômicas, geopolíticas e do ecossistema de tecnologia, tanto do lado da oferta como da demanda. O IDC estima que nos anos 2021-2022, o 5G proporcionará a geração de US $2,7B de novos negócios envolvendo AI, IoT, Cloud, Segurança e Robotics etc.
Experiência do cliente
Observando todos os tópicos deste artigo, podemos concluir que o cliente é o foco. Cada tecnologia que aponta como tendência proporciona melhor experiência para o usuário. Ou seja, não importa o seu segmento de atuação, se você oferecer um serviço de qualidade e que proporcione conforto, agilidade e segurança ao cliente, você está no caminho certo.
Aqui, a dica é: ouça sempre o seu cliente para adaptar rotas e fique ligado nas novas tecnologias para otimizar pontos fortes, melhorar pontos fracos e seguir conquistando mercado. A inovação é uma chave importante quando se pensa em sucesso.
Como um integrante do Ambassador Program da Amazon Web Services (AWS) no Brasil – uma comunidade de especialistas técnicos da comunidade de parceiros de consultoria da AWS, e apaixonado por compartilhar conhecimentos técnicos da AWS e do universo de cloud – reforço: o melhor caminho para uma empresa mergulhar na transformação digital começa com um bom parceiro que vai desenvolver um plano robusto, desde a estratégia mais adequada até a escolha das tecnologias adotadas, para juntos construírem e manterem uma boa gestão na jornada.
Tendo conhecimento de tudo isso, te pergunto: o que você fará pela sua empresa neste ano?
* Diego Santos é gerente de tecnologia e inovação da Nextios, unidade de negócios corporativa do grupo Locaweb, dedicada a soluções de negócio e serviços gerenciados para nuvens públicas, privadas e híbridas.