* Por Yago Almeida
Sei que pode parecer estranho falarmos sobre algo de bom que temos aprendido diante de todo esse caos, desde março de 2020, mas acredito que, assim como tudo na vida, temos dois lados da história e não podemos (nem devemos) focarmos apenas nos pontos negativos.
Quando nossos governantes começaram a assumir publicamente que tínhamos um grande problema de saúde, jamais imaginávamos que passaríamos por tempos tão sombrios e desafiadores. Com meu DNA de empreendedor, tive medo, é claro, mas também tentei observar toda a crise como uma oportunidade para algumas iniciativas que precisávamos aprender. E é sobre elas que quero falar;
– Eficiência remota: diante das medidas de proteção e isolamento social obrigatórios, tivemos que começar a trabalhar de forma remota. Notei que muitas empresas e gestores tiveram medo desse movimento, pois se valiam da máxima “É o olho do dono que engorda o gado”. Aqui na Olho no Carro, felizmente, minhas expectativas se confirmaram e nos provaram que eficiência não está ligada a estar presente no escritório. Nosso time se tornou ainda mais unido e nos mostrou garra, fazendo a empresa crescer cerca de 15% desde março até agosto;
– Otimização de tempo: sejamos honestos, quantas vezes vocês saíram de uma reunião e pensaram “Isso poderia ter sido resolvido por e-mail”?! Pois é, com a chegada da pandemia e da instalação do home office, as reuniões passaram a ser convocadas apenas quando realmente necessárias e, ainda assim, feitas de forma otimizada. Dessa forma, passamos a ganhar tempo e, consequentemente, aumento de performance de todo o time;
– Valorização dos pequenos atos: por fim, acredito que uma das grandes lições que temos tirado dessa pandemia é que precisamos valorizar cada vez mais as pequenas atitudes e ações nossas e de nossos pares no dia a dia. Por isso, caros colegas, é preciso sempre manter o foco em crescimento e performance, mas sem deixar de lado os momentos únicos ao lado de nossos familiares e colegas queridos de jornada.
Pense nisso!
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.