* Por Alexandra Avelar
O TikTok emergiu como a plataforma para assistir em 2020. Lançado em setembro de 2017, o app atingiu recentemente 1 bilhão de downloads e possui mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. O TikTok é especialmente relevante para marcas ansiosas por engajar usuários mais jovens.
Segundo dados da App Annie, cerca de 66% de seus usuários têm menos de 30 anos. Por fim, o grande alcance orgânico da plataforma também é gratuito, ao contrário de outras plataformas de mídia social nas quais o alcance só pode ser atingido com um caro conteúdo pago. Mas a era de ouro do TikTok irá durar? O que o TikTok precisa considerar se quiser ser mais do que um flash na história?
Primeiro, o TikTok já oferece às marcas várias maneiras de alcançar e envolver seu público na plataforma. Por exemplo, desafios de hashtag, que provaram ser uma tática vencedora para solicitar conteúdo gerado pelo usuário e promover um envolvimento autêntico no TikTok. A chave para as marcas é fornecer uma proposta que seja aberta o suficiente para incentivar a criatividade e, ao mesmo tempo, específica o suficiente para reforçar a marca. Os influenciadores são outra ferramenta poderosa no TikTok. A chave para o marketing bem-sucedido na plataforma é selecionar os influenciadores certos para sua marca e as diferentes personalidades de seu público.
Os influenciadores também podem ser usados em combinação com desafios de hashtag para aumentar seu poder e alcance. Por fim, o TikTok oferece vários formatos de anúncio, como anúncios nativos no feed e aquisições de marca. A receita para o sucesso dos anúncios é novamente mantê-los divertidos e envolventes. Portanto, sabemos que a plataforma tem um público grande e crescente. Mas faz sentido que as marcas invistam no TikTok?
Enquanto assistimos a mais e mais marcas testando anúncios no TikTok, muitas ainda estão se perguntando: se eu sei que posso alcançar meu público da Geração Z no Instagram, por que gastaria no TikTok? No TikTok, os anúncios começam em US$ 10 por CPM (custo por mil impressões) para um anúncio. Além disso, você precisa gastar no mínimo US$ 500 por campanha. Esse é um preço alto, especialmente quando comparado ao preço médio do Instagram, que é pouco menos de US$ 8 por CPM, de acordo com a Ad Stage, empresa de análise de marketing. Além disso, o TikTok ainda não oferece os mesmos recursos sofisticados de segmentação que os profissionais de marketing estão acostumados a obter no Facebook ou Instagram, mas se a plataforma estiver buscando aumentar seu apelo aos anunciantes, isso precisará mudar.
Embora o TikTok tenha se tornado o rei dos vídeos curtos criados para música, a falta de variedade nos formatos disponíveis também será um problema para a plataforma avançar. Assim como o Snapchat nasceu como o rei das mensagens que desapareciam, a plataforma aprendeu que os usuários logo ficam entediados e procuram o próximo novo formato legal. O Snapchat respondeu com o Stories e, portanto, seu sucesso continuou. Qual será a resposta do TikTok quando o tédio da GenZ socialmente esclarecido se estabelecer?
Segurança e transparência é um tópico importante para todas as plataformas de mídia social quando entramos na nova década. O TikTok anunciou recentemente o lançamento do seu ‘Modo de segurança familiar’ no Reino Unido, para dar aos pais a capacidade de estabelecer limites no uso do aplicativo por seus filhos. Apresentando um novo ‘modo restrito’ que filtra conteúdo inapropriado e permite que os pais desliguem recursos como mensagens nas contas de seus filhos, o TikTok deu o tom de que é uma plataforma que visa proteger seus usuários jovens, mas colocando o controle do conteúdo nas mãos dos pais. Etapas como essa são cruciais se o TikTok quiser permanecer seguro, livre de danos e atraente para usuários e anunciantes no futuro.
Em resumo, para garantir seu amanhã, o TikTok precisa proteger seu apelo hoje. Ele precisa ter certeza de que está inovando constantemente, seja com formatos de conteúdo envolventes ou com opções de anúncios atraentes. A geração Z é a geração mais conectada e socialmente experiente. É também uma geração que muitos profissionais de marketing de marca desejam envolver e, no momento, o TikTok os atrai. Enquanto já vimos marcas ousadas e sofisticadas, como MAC Cosmetics, Burberry e BMW, entrando no mix do TikTok, a plataforma ainda tem muito a percorrer antes de atrair os gastos com anúncios destinados ao Instagram e Snapchat.
* Por Alexandra Avelar é Country Manager da Socialbakers.