O Instagram anunciou um novo recurso que permitirá que todo usuário crie uma campanha para arrecadar doações para organizações sem fins lucrativos enquanto realiza uma transmissão ao vivo. Chamado de Live Donations, o recurso ainda não está disponível para o Brasil.
Para usar as doações ao vivo, o usuário deve iniciar uma transmissão ao vivo, selecionar ‘campanha de arrecadação de fundos’ e escolher uma organização sem fins lucrativos para apoiar. Assim que iniciar a live será possível ver quantas pessoas estão apoiando a campanha criada pelo usuário e quantia arrecadada em tempo real. É possível também visualizar os detalhes dos doadores e colaboradores individuais e agradecê-los em tempo real através do ‘acenar’.
Além disso, a rede social também firmou uma parceria com o ilustrador brasileiro @leonatsume para criar a figurinha personalizada “Eu doei”, para ajudar a comemorar as doações no Instagram. Quando um usuário doa para uma campanha de arrecadação de fundos sem fins lucrativos no Live ou no Stories, consegue ter acesso à figurinha por um determinado período.
Desde o início da pandemia de covid-19 o Instagram e o Facebook têm anunciado medidas para apoiar a comunidade em geral. A ajuda na criação e divulgação de cupons pelo Facebook e um novo adesivo de “pedir refeição”, para Stories e Perfil no Instagram, estão entre as últimas novidades anunciadas pelas redes sociais.