No último domingo, a Fórmula 1 teve um novo participante: o pódio robot, como indica a própria F1. O robô foi responsável por entregar o prêmio à Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Max Verstappen, os três primeiros colocados do GP da Estíria, e à Stephanie Travers engenheira de pista da Petronas, representante da Mercedes, construtora vencedora.
Para se adaptar ao novo normal, a edição deste ano está seguindo as normas de distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, arquibancadas vazias e, agora, aderiu ao uso de robôs durante a cerimônia de premiação, que já seguia com algumas alterações como, por exemplo, a participação somente de membros da equipe do vencedor na área logo abaixo do pódio.
Confira abaixo o momento de premiação:
Podium Robots 😍
Who else wants to see them race?#AustrianGP 🇦🇹 #F1 pic.twitter.com/RRvWUpKQTA
— Formula 1 (@F1) July 13, 2020
Devido à pandemia, a atual temporada da Fórmula 1 foi adiada por quatro meses e teve sua estreia somente na primeira semana de julho. Como parte das medidas de segurança implementadas, qualquer pessoa que participe de uma corrida é testada para a covid-19 antes de viajar (usando serviços de testes particulares) e deve produzir um resultado negativo antes de poder entrar na pista.
Os testes são refeitos a cada cinco dias, usando equipes médicas privadas, durante os eventos, além de triagem extra – inclusive na chegada ao circuito. Dentro da pista, medidas rigorosas foram adotadas para manter todo o pessoal da F1 em segurança.