Os novos consumidores estão ansiosos para financiar e se envolver com produtos antes de seu lançamento? O pessoal do TrendWatching.com acredita que sim e batiza a tendência de “Pretail”. Veja a definição exata proposta pelos analistas:
“Pretail: Modo de consumo em que os consumidores tratam as plataformas de crowdfunding como se fossem os novos shopping centers. Por quê? Porque é aí que a demanda atual por produtos e serviços mais inovadores, emocionantes e únicos está mais bem servida (melhor do que em qualquer outro lugar), por um exército de empreendedores e startups”
Isso mesmo. O Pretail está diretamente envolvido com o crowdfunding e o surgimento do que os analistas da TrendWatching chamam de “cérebro global” –em referência à inteligência coletiva ligada ao desenvolvimento de novos produtos. “Pela primeira vez na história, a diversidade, a criatividade e o simples número de inovações oferecidas na arena do consumo podem se colocar à altura da imaginação dos consumidores”, diz a análise. Todo esse procedimento estaria trazendo um novo equilíbrio às ofertas e demandas.
A análise também fala de um passo seguinte: o momento em que o consumidor vira proativo e tenta fazer e financiar coletivamente seus próprios produtos.
Veja os slides disponibilizados pelos analistas para ter uma dimensão melhor da tendência:
Foto: racineur/Flickr (Acesse o original)