*Por Fabiano Nagamatsu
A organização social pode ser representada por meio de grupos de indivíduos com interesses em comum. Com a popularização do espaço web, cada vez mais, as pessoas estão conectadas através de redes, que envolvem desde plataformas conhecidas como mídias sociais até sistemas voltados para o mundo corporativo, como o LinkedIn.
Nas redes, é possível desenvolver habilidades como o networking. Além de conexões digitais, ele permite construir e manter uma rede física de contatos profissionais e pessoais, que compartilham interesses comuns e colaboram entre si.
Essa prática envolve a troca de dados, conhecimentos e oportunidades de trabalho. Para manter o networking atualizado é necessário participar de eventos e conferências, sendo essa a maneira eficaz de expandir a rede de contatos, aumentando as chances de desenvolver novas parcerias de negócios.
Além disso, o uso de redes sociais voltadas para o mundo corporativo também agrega valor ao networking. O profissional pode usar o espaço para divulgar ideias, além da possibilidade de interação com empresas e usuários que possuem interesses em comum. Em redes como o LinkedIn, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio na Internet, criando conexões.
O networking está intrinsecamente ligado à reputação, seja ela no espaço digital ou no meio físico. Por isso, é importante participar de comunidades locais e voltadas para áreas específicas de atuação. Nesse ambiente, o profissional pode se transformar em um especialista, além de estabelecer valores relacionados a sua imagem e atuação no mercado.
A troca de informações promovida pelo networking permite ainda a colaboração entre profissionais. Participar de discussões aprofundadas na área, com influenciadores ou especialistas, ajuda a gerar visibilidade para o negócio, além de proporcionar mais credibilidade e alcance de novos públicos.
Algumas atividades, como a organização de eventos, corroboram para o desenvolvimento de uma imagem de sucesso no mundo corporativo. Ou seja, é possível aprimorar o networking por meio de palestras e webinars com o intuito de gerar autoridade e ampliar conexões.
A presença online também é fator determinante na construção do networking vigoroso. Manter publicações em redes sociais e/ou possuir um site próprio servirá para aumentar a presença do negócio e ou do profissional na rede.
Por fim, o networking precisa ser entendido como um procedimento que carece de constante adaptação. Assim como as conexões pessoais, o mundo corporativo enfrenta atualizações recorrentes, em empresas e em postos de trabalhos, surgindo a necessidade de organização contínua de atividades para a ampliação de novas conexões, em busca de manter esse processo sempre atualizado.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!