* Por Jéssica Lima
Quando falamos sobre o universo do empreendedorismo é muito comum nos depararmos com conteúdos sobre o ecossistema de inovação, tecnologia e até sobre aportes financeiros. Mas pouco se encontra materiais sobre o papel das mulheres dentro das startups.
De acordo com dados do último Mapeamento do Ecossistema (2021), da Associação Brasileira de Startups, apenas 16,9% do quadro de fundadores de startups é composto por mulheres. Já quando falamos sobre empresas com funcionárias do sexo feminino, 19,1 % não contam com a presença de colaboraras dentro da sua equipe.
Diante disso, pode-se perceber que o processo de inclusão das mulheres no mercado de inovação ainda evolui de forma tímida. Infelizmente, algumas empresas ainda não adotaram posturas ativas de inclusão e isso parece ter um reflexo direto nos números.
Inclusão das mulheres no mercado de inovação é necessário
Como forma de combater esse cenário, gestores podem apostar em um networking diverso com CEOs de várias startups para promover políticas mais inovadoras e inclusivas dentro do seu dia a dia. Afinal, a riqueza de informações adquiridas com outros profissionais pode trazer um bom repertório para outras empresas.
Eventos e encontros que promovem conexões são bons momentos para entender os diversos cenários vivenciados por outras empresas, um grande exemplo é o maior evento de startups da América Latina, o CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), que acontece nos dias 17 e 18 de novembro.
Durante o CASE, os visitantes terão a oportunidade de se conectar com startups, investidores, mentores e grandes nomes do ecossistema de todo o mundo.
No entanto, vale ressaltar que não é necessário participar de eventos para conseguir se relacionar com outras empresas. Existem diversas empresas e pessoas comprometidas em estimular uma mudança de postura e pensamento dentro das empresas, basta usar ferramentas como o LinkedIn, por exemplo, para trocar vivências que podem mudar a cabeça de qualquer empreendedor.
A mudança não é algo difícil, basta abrir a cabeça e estar disposto!
Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.