A Movile, empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia como iFood, MovilePay, PlayKids, Afterverse, Sympla e Zoop, recebeu um novo aporte da Prosus totalizando R$ 1 bilhão (US$ 200 milhões) – o maior investimento primário em uma única rodada desde a fundação da empresa, em 1998.
A Prosus, grupo global de internet e um dos maiores investidores em empresas de tecnologia do mundo, é o principal investidor da Movile desde 2008.
Os novos recursos serão direcionados para a expansão das atuais empresas da Movile, incluindo o iFood, empresa líder em foodtech e uma das maiores histórias de sucesso de tecnologia até hoje na região; MovilePay e Zoop, duas das principais fintechs do Brasil; e Mensajeros Urbanos, empresa de logística com sede na Colômbia que também cresce rapidamente no México e em outros países da região. A Movile planeja, ainda, investir em novas empresas de tecnologia inovadoras no Brasil e na América Latina.
“O sucesso de empresas como o iFood incentiva empreendedores da América Latina a se unirem ao ecossistema tecnológico em constante expansão na região”, explica Patrick Hruby, CEO da Movile. “A Movile está comprometida em melhorar a vida das pessoas, e isto inclui apoiar os empresários, gerar novos empregos e trazer mais praticidade e conveniência aos consumidores. Com este novo aporte, continuaremos a ajudar fundadores a alcançarem suas grandes ambições para construir a próxima história de sucesso na região”, reforça.
O jeito Movile de investir
Nos últimos três anos, a Movile alcançou um crescimento médio anual de 80% em receita e realizou mais de 30 negócios, entre investimentos e M&As. Isto inclui a ampliação da estratégia de logística, com o aporte na plataforma de entrega colombiana Mensajeros Urbanos, em 2020, e o investimento este ano na argentina Moova, expandindo a presença da Movile no mercado latino-americano. No início de julho, a Movile também investiu R$170 milhões na Zoop como parte do novo financiamento da Prosus.
“O histórico de sucesso da Movile se deve a uma cultura inovadora e visão de negócios. Eles são um investidor estratégico com sólido conhecimento e experiência no mercado latino-americano, o que garante muito valor às pessoas, à cultura, à administração, às finanças e ao desempenho da companhia. Eles colaboram de forma direta e aprofundada com suas empresas investidas para garantir o sucesso de cada uma delas, o que representa uma maneira única de investir e semelhante à abordagem da própria Prosus”, disse Roger Rabalais, CFO da Prosus Food e Presidente do Conselho da Movile.
Próximos passos: fortalecer fintechs, logística e games
Para os próximos meses, a Movile planeja continuar investindo em suas empresas atuais, além de expandir seu portfólio, focando nas verticais de logística, fintechs e games.
Em toda a América Latina, as vendas on-line estão em alta, com crescimento de 36,7% no e-commerce da região em 2020, resultando na necessidade de mais e melhores ofertas logísticas. Somente no Brasil, as vendas online aumentaram 66% em 2020, mais do dobro da taxa de crescimento dos EUA, de acordo com o Euromonitor, e com expectativa de crescimento de 56% até 2024, de acordo com Worldpay by FIS. Com base neste crescimento, a Movile continuará investindo em sua tese de logística.
Por sua vez, o segmento de fintechs tem recebido o maior investimento na América Latina nos últimos seis anos, de acordo com a LAVCA , e continuará sendo o foco central da Movile. Recentemente, o segmento foi definido como uma divisão específica dentro do grupo, incluindo MovilePay e Zoop. Uma iniciativa conjunta entre as duas empresas lançou a Conta Digital iFood, desenvolvida pela MovilePay com tecnologia da Zoop. Desde seu lançamento, em outubro de 2020, a MovilePay já concedeu cerca de R$ 200 milhões em crédito a pequenos restaurantes registrados na plataforma iFood, com mais de 150 mil contas digitais ativas.
“Fintech é hoje uma vertical-foco para a Movile. Em um futuro não muito distante, vislumbramos que todas as empresas se tornarão uma fintech e serão capazes de oferecer serviços financeiros a seus clientes. A Zoop faz exatamente isso para as empresas, e a MovilePay possibilita isso para os restaurantes”, acrescenta Hruby.
Outro mercado-foco para a Movile é o de Games, com Afterverse – a marca de jogos nascida dentro da PlayKids, que alcançou um crescimento impressionante durante a pandemia. A Movile possui e opera os títulos PK XD e Crafty Lands e alcança 50 milhões de jogadores por mês, tornando-se rapidamente um dos grandes players globais de Games, com jogadores em mais de 180 países.
“A Afterverse começou como uma célula de inovação da PlayKids e alcançou rápido sucesso, por isso agora opera de forma independente. A empresa tem grande potencial para se tornar uma das maiores histórias de sucesso do Grupo Movile”, afirma Hruby.
Olhando para o futuro, Hruby revela que a Movile continuará buscando empresas que complementem e agreguem valor ao ecossistema existente. “Buscamos empresas que desenvolvam soluções tecnológicas com potencial de crescimento exponencial. Além disso, é nossa missão trazer talentos cada vez mais diversos para as equipes das nossas empresas”, conclui o CEO do Grupo Movile.
Fotos em destaque: Patrick Hruby, CEO da Movile.