A Mindset Ventures, gestora internacional de venture capital, que conecta investidores renomados a empresas de tecnologia em estágio inicial localizadas nos Estados Unidos e Israel, captou US$ 52 milhões no Fundo III.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado que atingimos com esta captação”, afirma Nemer Rahal, CSO da gestora. “Mesmo em meio à pandemia, conseguimos absorver a grande demanda pelo nosso fundo e encerramos a captação com volume um pouco acima do nosso objetivo e dentro do limite máximo estabelecido para o fundo, uma ótima notícia para os nossos investidores, que participam conosco em empresas de dois dos mais relevantes polos de desenvolvimento tecnológico do mundo”.
A Mindset Ventures investe em startups fundadas por empreendedores experientes, que já tenham clientes, geração de receita e tração comercial comprovada. E, preferencialmente, com potencial para futura expansão para o mercado brasileiro. “Esses indicadores têm nos permitido ser bastante assertivos. Só no ano passado, analisamos mais de 2,7 mil startups para escolher aquelas mais aderentes ao nosso mandato”, aponta.
Já Daniel Ibri, CIO da gestora, comemora um fenômeno positivo um tanto incomum no mundo de investimentos ilíquidos. “Em menos de seis meses após o investimento na Prodigy, já estamos vendendo a empresa. Isso é bastante raro no mercado de venture capital e prova a solidez da startup em que investimos”. A Prodigy Software fornece um software de varejo automotivo baseado em nuvem que faz parte do portfólio deste terceiro fundo.
A startup está sendo vendida com retorno significativo à Upstart Holdings, plataforma de inteligência artificial voltada a empréstimos pessoais. Com a aquisição, as ações da Upstart subiram mais de 30% em poucos dias, reflexo da boa percepção do mercado quanto à transação. Essa venda segue o exemplo da Voicea, startup americana de inteligência artificial baseada em voz que foi vendida à Cisco durante o período de investimento do fundo anterior da gestora com retorno financeiro anual superior a 400%.
Os investidores da Mindset Ventures são majoritariamente executivos, CEOs, corporações e family offices. Praticamente metade do portfólio deste terceiro fundo já está formado, atualmente com 9 startups, todas performando bem no mercado. “Em pouco tempo de operação do fundo, já tivemos excelentes indicações de performance das startups que hoje o compõem para os próximos anos, sendo que várias já captaram rodadas subsequentes”, ressalta Ibri. Desde 2016, a gestora já realizou mais de 45 investimentos nos EUA e em Israel, em modelos de negócio B2B em setores como healthtech, agronegócios, fintechs, cybersecurity e SaaS.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.