A pandemia de covid-19 impactou quase todos os aspectos da vida das pessoas e todos os aspectos do sistema de saúde. Ela impede que as práticas de prestação de assistência médica operem nos níveis normais de negócios, interrompendo o acesso do paciente a cuidados médicos de alta qualidade e forçando todos a pensar em como continuar avançando de maneiras novas e diferentes.
Nesse espírito, a Microsoft está anunciando sua primeira oferta de nuvem específica do setor, o Microsoft Cloud for Healthcare, agora disponível em pré-visualização pública e por meio de um teste gratuito pelos próximos 6 meses. A oferta reúne recursos existentes e futuros que fornecem automação e eficiência em fluxos de trabalho de alto valor, além de análises aprofundadas de dados para dados estruturados e não estruturados, que permitem aos clientes transformar ideias em ação.
Um robusto ecossistema de parceiros amplia o valor da plataforma com soluções adicionais para enfrentar os desafios mais prementes que o setor de saúde enfrenta atualmente. O setor de saúde será o primeiro a ser servido com nuvens adicionais específicas para serem seguidas.
O Microsoft Cloud for Healthcare, como é chamado, reúne recursos confiáveis e integrados para clientes e parceiros que enriquecem o envolvimento do paciente e conecta as equipes de saúde para ajudar a melhorar a colaboração, a tomada de decisões e a eficiência operacional. O serviço oferecerá suporte à transformação acelerada da saúde no futuro, com recursos para clientes que abrangem as necessidades mais importantes das organizações de saúde.
Aprimorar o envolvimento do paciente
Mais do que nunca, estar conectado é fundamental para criar uma experiência individualizada do paciente. O Microsoft Cloud for Healthcare ajuda as organizações de saúde a se envolverem de maneira mais proativa com seus pacientes, permite que os profissionais de saúde melhorem a eficiência de seus fluxos de trabalho e simplifiquem as interações com pacientes com resultados mais acionáveis.
As organizações podem usar o Microsoft Cloud for Healthcare para estender o valor do Microsoft Dynamics 365 Marketing, do Dynamics 365 Customer Service e do Azure IoT para implantar:
Experiência do paciente favorável ao consumidor: as organizações de assistência médica podem criar planos de atendimento individualizados para pacientes ou grupos de pacientes, que permitem que os provedores publiquem conteúdo relevante e alcancem proativamente os pacientes em qualquer dispositivo, quando necessário. Permite a implantação de visitas virtuais seguras, avaliações de chatbot e monitoramento remoto da saúde para criar uma experiência de saúde conectada.
Uma dessas ferramentas é o Microsoft Healthcare Bot Service. Desde março, mais de 1.600 instâncias de bots covid-19 baseados em nosso serviço entraram em operação, impactando mais de 31 milhões de pessoas em 23 países. O CDC e os sistemas de assistência médica de Seattle a Copenhague e de Roma a Tel Aviv estão usando esse serviço para criar ferramentas de autoavaliação covid-19 para reduzir parte da tensão em suas linhas diretas de emergência.
Médico conectado e gerenciamento de referência: as equipes de atendimento podem criar referências facilmente, procurar fornecedores e entender gastos médicos, satisfação e análises aprimoradas nas categorias de referência.
Portais aprimorados de envolvimento do paciente: pacientes e provedores podem interagir facilmente através deste portal de autoatendimento, o que permite várias tarefas de assistência médica, como agendamento on-line, lembretes, pagamento de contas e muito mais. Isso também permite que os provedores possam interagir facilmente com os pacientes através do dispositivo de sua escolha.
Alcance inteligente do paciente: permite que as organizações de assistência médica projetem jornadas interativas do paciente para alimentar leads, divulgar eventos relevantes e entrar em contato com pacientes com programas preventivos e de gerenciamento de cuidados que ajudam a promover melhores resultados de saúde.
Monitoramento contínuo de pacientes por meio da IoT: gere ingestão segura e escalável de dados de dispositivos médicos para permitir que as equipes de atendimento monitorem pacientes dentro e fora das instalações clínicas. Com informações em tempo real, as equipes de atendimento podem fornecer encaminhamentos oportunos de atendimento, reduzir readmissões e fornecer atendimento preditivo personalizado.
Capacitar a colaboração da equipe de saúde
Mesmo antes da atual pandemia global, o setor de saúde passou por uma grande mudança marcada pelo aumento do atendimento em equipe devido ao aumento da especialização médica, ao crescimento exponencial do volume de dados digitais de pacientes e a exigências de proteção de dados cada vez maiores. Com muita frequência, as ferramentas que os fornecedores usam para coordenar o atendimento ao paciente são fragmentadas e impedem os fluxos de trabalho colaborativos necessários em um ambiente de atendimento complexo.
Para enfrentar esses desafios, a empresa desenvolveu recursos no Microsoft 365 e no Microsoft Teams que otimizam os fluxos de trabalho de assistência médica e fornecem uma plataforma segura para a coordenação de atendimento conectado. O Teams, que suporta a conformidade HIPAA e é certificado pela HITRUST, reúne bate-papo, reuniões de voz e vídeo e oferece gravação e transcrição, além de recursos seguros de mensagens, disponíveis em todos os dispositivos.
Os médicos também precisam de maior flexibilidade e conveniência na maneira como conseguem se conectar com os pacientes. Por conta disso, a empresa anuncia a disponibilidade geral do aplicativo Bookings no Teams, que permite que os provedores de assistência médica agendem, gerenciem e realizem visitas virtuais de provedor para paciente pelo Teams.
Em um esforço para proteger pacientes e prestadores de serviços, mantendo a continuidade do atendimento ambulatorial, os prestadores de serviços de saúde, incluindo a Rede de Saúde da Universidade St. Luke, Stony Brook Medicine e o Trust Foundation Calderdale & Huddersfield NHS no Reino Unido, estão usando o Teams para realizar visitas virtuais aos pacientes e fornecer continuidade dos cuidados, protegendo os profissionais e os pacientes. Os pacientes recebem um email personalizado e podem ingressar em um compromisso com um clique na área de trabalho ou nos aplicativos Microsoft Teams para iOS ou Android Mobile.
O Microsoft Cloud for Healthcare reúne recursos existentes e futuros importantes para a maneira como as equipes de atendimento se comunicam, colaboram, coordenam o atendimento e geram insights que ajudam a melhorar os resultados dos pacientes e a eficácia do fluxo de trabalho.
Melhorar os insights dos dados clínicos e operacionais
As organizações de assistência médica estão aproveitando a criação de agentes virtuais, automatizando fluxos de trabalho, analisando dados e compartilhando insights em tempo real. A covid-19 acelerou a necessidade urgente de organizações de saúde de criar aplicativos e fluxos de trabalho sem código/código baixo em horas ou dias, não semanas ou meses. Milhares de organizações confiam na nova integração entre o Microsoft Teams e o Power Apps para compartilhar informações oportunas.
Em apenas duas semanas, a Swedish Health Services, prestador de serviços sem fins lucrativos da área de Seattle, usou o Power Apps para criar uma solução para rastrear suprimentos críticos.
Os mais recentes lançamentos da Microsoft que suportam a tecnologia FHIR permitiram ao Departamento de Saúde Pública de Chicago (CDPH) e ao Rush Hospital uma solução completa para reunir análises clínicas, de laboratório e de capacidade em apenas alguns dias para apoiar a crise dE covid-19.
Usando o conversor C-CDA para o conversor FHIR, a API para FHIR – um servidor FHIR baseado em nuvem e o conector Power BI FHIR, o CDPH conseguiu inserir dados em diferentes formatos com uma simples chamada de API, convertê-los em FHIR e adicionar visualizações e análises posteriores que permitiram conectividade rápida de dados e interoperabilidade em vários hospitais.
Nuvem construída sobre interoperabilidade, segurança e confiança
O futuro da agilidade de dados altamente segura na nuvem – e as ferramentas de interoperabilidade de que as organizações de saúde precisam para organizar seus dados de saúde na nuvem em torno do FHIR – estão integradas ao Microsoft Cloud for Healthcare. No ano passado, a Microsoft foi a primeira nuvem a oferecer um serviço FHIR do Azure comumente disponível – que permite que as organizações de assistência médica ingiram e persistam dados no formato FHIR.
As organizações de assistência médica que já estão em andamento com padrões abertos como o FHIR conseguiram colaborar rapidamente, e isso permitiu que suas equipes cuidassem de pacientes com um alto nível de agilidade.
A segurança e a conformidade continuam sendo uma prioridade estratégica para as organizações de assistência à saúde, e a mudança para o trabalho remoto apenas aumenta a necessidade de arquitetura de segurança de ponta a ponta integrada que reduz custos e complexidade.
Ecossistema de parceiros de saúde extensíveis
O Microsoft Cloud for Healthcare também permite que os sistemas de saúde aproveitem o robusto ecossistema de parceiros de saúde, que podem fornecer soluções que complementam e ampliam os principais recursos da nuvem. O uso da experiência desses parceiros ajudará as organizações por meio de integrações de EHR e plataforma, serviços de implementação e ofertas SaaS de assistência médica.
A Microsoft trabalha em estreita colaboração com os principais fornecedores de sistemas de saúde, de organizações como Accenture, Adaptive Biotechnologies, Allscripts, DXC Technology, KPMG e Nuance, para co-desenvolver novas soluções com líderes em seus respectivos setores, como Humana, Providence, Novartis, e Walgreens Boots Alliance.
O que é poderoso nessas ferramentas é que elas estão sendo usadas não apenas pelos prestadores de serviços de saúde, mas pelos ISVs, empresas farmacêuticas e de ciências da vida e sistemas governamentais. A KenSci, por exemplo, – uma plataforma de gerenciamento de dados e IA de assistência médica – lançou seu Mobile Command Center com gerenciamento de leitos em tempo real, utilização do ventilador e planejamento de capacidade para a covid-19.
Em apenas 48 horas, eles podem criar uma solução hospitalar – mesmo aqueles que usam sistemas de dados herdados – e ajudar a gerenciar seus dados no Microsoft Cloud for Healthcare usando o padrão aberto do FHIR.