A Metadados, referência em tecnologia e serviços para a gestão de Recursos Humanos, adquire 64% de participação da startup gaúcha Skeel Recrutamento Inteligente, plataforma online de Inteligência Artificial (IA) para gerenciamento dos processos de seleção e recrutamento. O objetivo da empresa é expandir a sua operação no segmento e incorporar a solução em seu atual portfólio de produtos, tornando-o mais robusto e competitivo. O aporte financeiro inicial da Metadados na startup é de R$ 1,5 milhão, destinado principalmente para financiar o plano de crescimento da empresa e a evolução tecnológica da plataforma Skeel Recrutamento Inteligente.
A startup surgiu de um projeto de parcerias criado pelo Trino Polo (Polo de TI da Serra Gaúcha), envolvendo vários empreendedores associados. Neste sentido, a operação se apresenta como um case de sucesso de inovação na Serra Gaúcha. Os sócios-fundadores remanescentes Thiarlei Macedo e Leonardo Winckler Martins seguirão à frente da empresa com autonomia na gestão do negócio, atuando de forma sinérgica com a Metadados.
De acordo com o diretor Administrativo e Comercial da Metadados, Robledo dos Santos Luza, os clientes da empresa poderão contar a partir de agora com uma das melhores alternativas tecnológicas do país para recrutamento e seleção com uso de inteligência artificial, enquanto os clientes da Skeel terão o respaldo da solidez e confiabilidade associadas à marca Metadados.
“Iremos apoiar nas questões em que uma empresa estruturada e experiente como a Metadados apresenta como vantagens, ao mesmo tempo em que queremos permitir que a agilidade, inovação e flexibilidade próprias de uma startup possam encontrar o espaço necessário para crescer e se desenvolver. Acreditamos que esta experiência trará oportunidades de aprendizado mútuo”, afirma Luza.
Desenvolvida em novembro de 2018, a Skeel Recrutamento Inteligente soluciona problemas frequentes no recrutamento de talentos, como elevado turnover, tempo e burocracia, aumentando a assertividade e a agilidade do processo ao conectar os desejos dos candidatos com as necessidades e demandas das organizações.
Com o uso de IA, a plataforma analisa os candidatos e as vagas em diversos aspectos, desde habilidades, aspectos culturais da pessoa e do negócio, questões comportamentais, formação, experiência profissional, geolocalização e pretensões salariais, entre outros. Além disso, disponibiliza indicadores, permite a criação e aplicação de provas personalizadas, comunicação com os candidatos, entrevistas online, entre outros atrativos em sintonia com as demandas dos clientes.
“A operação potencializa os negócios das duas empresas. A Metadados passa a ter um produto competitivo e moderno no portfólio de recrutamento e seleção e a Skeel alavancará seu processo de expansão de mercado e produto de forma acelerada. Os clientes das duas empresas serão os mais beneficiados com o negócio, explica Thiarlei.
Ainda, conforme Luza, a estratégia da Metadados em assumir o controle da Skeel faz parte de um ciclo de evolução e inovação iniciado nos últimos anos, visando tornar a empresa mais inovadora, ágil e competitiva.
“As soluções de recrutamento e seleção possuem atualmente uma grande demanda, ao mesmo tempo em que houve uma significativa evolução das plataformas e o surgimento de novos players nos últimos anos, tornando este segmento muito competitivo. Entendemos que é um nicho importante para as pretensões estratégicas futuras da Metadados e queremos ser um player relevante neste mercado”, afirma.
A previsão é que a nova solução esteja disponível para os clientes da Metadados nos próximos dias, já devidamente integrada com os seus produtos.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.