A Arena.im, martech (startup com solução para o mercado de marketing) norte americana de engajamento para empresas, acaba de chegar ao Brasil e fechou mais uma rodada de financiamento série A de US$ 13,6 milhões. A movimentação foi liderada pela CRV e Craft Ventures e pelos fundadores e executivos do Shopify, Twitter, Twilio, Datalog e Intercom.
O financiamento tem como foco a contratação de desenvolvedores brasileiros para a empresa no Vale do Silício – que no momento, com o intuito de trazer a cultura do Vale para o Brasil e oferecer a oportunidade para realizar a imigração profissional para os Estados Unidos. “Temos o propósito de trazer os talentos mais qualificados para a Arena.im, quero abrir as portas para os brasileiros que sonham em trabalhar aqui, mas dificilmente conseguem”, comenta o empresário Paulo Martins, CEO da Arena.im.
O investimento ainda chega em um momento chave para a martech, que vêm demonstrando ser peça chave após os conflitos de privacidade entre o Facebook e a Apple, que fez com que muitas empresas mudassem sua atividade de fornecimento de dados de terceiros para primários.
A Arena.im foi fundada em 2017, pelo executivo Paulo Martins, que havia trabalhado na Hulu, serviço de streaming, onde construiu produtos de publicidade e crescimento para ajudar a expandir a empresa para 7 milhões de assinantes e fazendo assim cerca de US$ 1,1 bilhão em receita para a empresa. Paulo também foi engenheiro de dados da NASA, onde trabalhou no algoritmo que descobriu água e gelo na superfície de Marte.
“O crescimento acelerado da Arena.im fez com que os investidores nos procurassem para antecipar a rodada de investimento série A. A rodada chega em um ótimo momento, pois, com o fim da era dos cookies, marcas e empresas de consumo se concentram na criação de produtos sociais e na coleta de seus próprios dados de clientes, em vez de depender de empresas como Google, Facebook e Amazon para fornecer informações”, comenta Martins.
Atualmente as empresas on-line vem mudando sua base de informações para o first-party data (dados próprios de uma empresa, de pessoas que tiveram algum contato com a marca), serviço esse que a Arena.im realiza, para reduzir a dependência de informações que podem ser mais difíceis de rastrear e, portanto, potencialmente sujeitas a entrar em conflito com medidas de privacidade e de proteção de dados – em parte, apenas para fortalecer seus próprios negócios.
Além disso, a Arena.im também está presente no movimento de auxiliar as empresas a integrarem a comunicação e as experiências de compras em seus produtos por meio de ferramentas que aumentam o engajamento. “Estamos transformando o futuro do e-commerce, streaming, educação e comunicação online, queremos ser o motor de crescimento dessas empresas”.
A martech está equipada de forma única para fornecer mensagens, chat e recursos avançados de inteligência artificial que possibilitam que as empresas aumentem o número de usuários e engajamento em seus portais, ainda auxilia essas marcas a se atualizarem online para assim navegar nas condições de mercado em rápida mudança. “Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com as maiores marcas conectando milhões de usuários e construindo experiências significativas com nossa plataforma de comunicação. Vemos uma tremenda oportunidade, especialmente à medida que nos integramos com Shopify e outros parceiros”, explica o CEO.
A Arena.im conta com mais de 200 milhões de usuários mensais, 2 bilhões de mensagens enviadas mensalmente e com mais de 25 mil clientes em 150 países, e demonstra ser um negócio em expansão, já que entre 2020 a 2021, cresceu sua receita cinco vezes. E a expectativa é chegar a marca de 100 mil clientes em 2022, e se desenvolver para as empresas nos setores de e-commerce, fintechs, mídia e educação online.
* Foto destaque: Paulo Martins, CEO da Arena.im.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.