Brenda Oliveri nasceu no interior de São Paulo, local onde estudou e começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos, vendendo aparelhos eletrônicos. Aos 19 anos decidiu se mudar para São Paulo em busca de novas oportunidades, incluindo crescimento profissional nas redes sociais, da qual se dedica principalmente ao universo gamer, entretenimento e cultura pop desde 2017.
Já Elle Ferraz nasceu em Nanuque, interior de Minas Gerais. Ela ingressou no mercado de trabalho com 11 anos, quando foi vendedora em loja de roupa infantil. Aos 14 anos se tornou modelo e se mudou para Belo Horizonte. “Durante este período, comecei a ter problemas com a minha pele e busquei entender mais sobre o mercado da beleza, porque precisava de uma solução que resolvesse o meu problema, foi a partir daí que juntei duas coisas que mais amava: beleza e ciência. Aí, montei a minha primeira startup que foi uma verdadeira derrota”, comenta a empreendedora sobre o seu primeiro negócio.
As duas empreendedoras tinham muito em comum, mas ainda não se conheciam, porém os seus maridos eram amigos e sabiam que a personalidade de ambas era muito parecida e que as duas iriam se dar muito bem, e foi exatamente o que aconteceu: além de se tornarem grandes amigas também se tornaram sócias, e resolveram investir em conhecimento sobre o mercado da beleza, principalmente referente aos cuidados com a pele.
“Durante o meu estudo, percebi que o maior problema é que ninguém faz a rotina do skin care e a maioria das pessoas está desenvolvendo um aumento de melasma, além de outros problemas de pele, e o motivo é simples: não utilizam protetor solar e a pele fica exposta não só a luz do sol mas também a luz azul”, comenta a CEO que ressalta que a luz azul faz contato direto com a nossa pele no dia a dia através do computador, celular, tablet, entre outros.
Pensando em simplificar esse processo, Ferraz e Oliveri cofundaram em 2022 a startup Jus Beauty, marca de skincare focada em cuidados com a luz azul. O produto oferecido pela startup é um dos primeiros dermocosméticos do Brasil aprovados pela Anvisa que trata manchas, elimina acnes, diminui as rugas e protege contra a luz azul. “Resolvemos desenvolver um produto mais minimalista, que se enquadre no dia a dia do consumidor, porque são apenas dois passos de cuidados diários”, comenta Ferraz.
Fazer Jus às mulheres empreendedoras
Brenda fala que a sociedade ainda é muito machista, mas que as novas gerações estão cada vez mais conscientes. “O mercado de startup é muito difícil, mas acredito que saber o seu propósito, saber com quem você vai lidar, saber quem está junto com você pra te apoiar, dar conselhos e auxiliar é essencial. Acredito que existem certas coisas que não tem como mudar, no momento, o machismo, infelizmente é uma delas”. Elle acrescenta dizendo que ainda há um preconceito muito grande dentro do mercado, e vivem isso na pele por serem mulheres e trabalharem com produtos de beleza.
Além dos trabalhos com a startup, Elle e Brenda possuem uma agenda muito corrida e apertada, ambas são mulheres de negócios e precisam encontrar um espaço para administrar a carreira e a vida pessoal, e comentam a principal forma que encontram para conseguir lidar com tudo isso ao mesmo tempo: “definimos um dia na semana para nos encontrarmos e gerar conteúdo, além de colocar ideias e pautas no papel, para entender o que está indo bem e o que precisa melhorar”, comenta Oliveri.
Desafios e Conquistas
Elle comenta que: “a maior dificuldade para mim, foi convencer as pessoas de que o meu sonho não era só um sonho, poderia sair do papel e que era um negócio escalável que não ia depender só de mim”. Brenda complementa: “Fazer com que as pessoas confiem no nosso negócio também se enquadra na categoria de maiores desafios que enfrentamos”.
“Já a nossa maior conquista, sem dúvidas, foi ter tirado do papel a nossa ideia, o nosso negócio, além de conquistar a confiança de investidores e de pessoas que estão acreditando no nosso negócio”, comentam as empreendedoras.
Investimento e próximos passos da Jus
A Jus, é investida pela Finep – programa de investimento em startups, e em seu primeiro mês de atuação (agosto/2022), recebeu um aporte de R$ 1 milhão de investidores-anjo. Localizada na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, a startup atualmente tem uma equipe de 5 conselheiros, sendo uma dermatologista de cosmetologia, o sócio João Rabelo que também entrou no conselho, e uma equipe de marketing terceirizada.
Agora, as fundadoras da startup pretendem lançar mais produtos que possuem a mesma tecnologia minimalista da Jus, além disso elas querem escalar e ser pioneiras em desenvolver produtos que ajudem nos cuidados diários da população. “Daqui a 5 anos, teremos outro problema para resolver, então queremos ser pioneiras em trazer resultado de alta performance”, finaliza Ferraz.